Tribunais portugueses são os mais “entupidos” da UE
A 31 de dezembro do ano passado, existiam 1.136.292 processos pendentes nos tribunais portugueses
Portugal tem a maior taxa de congestão processos cíveis – maioria cobrança de dívidas – da União Europeia, indicador que traduz numa percentagem a relação entre o número de processos pendentes no início de um ano e o número de processos concluídos nesse mesmo ano.
Dados compilados pelo Pordata Europa e que revelam que a taxa de congestão rondava os 214% em 2015 e divulgados pelo Público.
O entupimento dos tribunais portugueses está muito à frente do país que ocupa um segundo lugar deste ranking: a Grécia tem uma taxa de congestão de 105%. inda assim, os dados da Pordata indicam que nos últimos quatro anos esta percentagem tem vindo a decrescer em Portugal.
A 31 de dezembro de 2016, existiam 1.136.292 processos pendentes nos tribunais. Quatro anos antes, eram mais de 1,6 milhões de processos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tribunais portugueses são os mais “entupidos” da UE
{{ noCommentsLabel }}