Aumento dos preços do papel reciclado faz disparar lucros da Europac para os 58 milhões de euros

  • Lusa
  • 25 Outubro 2017

A Europac registou em setembro um lucro 81.8% superior ao registado no ano passado. Em causa está o aumento do preço do papel reciclado e do papel "kraftliner" nos primeiros nove meses do ano.

A empresa da indústria do papel e cartão Europac obteve um resultado líquido de 58,2 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, uma subida de 81,8% face ao ano anterior.

Em comunicado, a Europac indica que os resultados aprovados pelo Conselho da Administração refletem também um crescimento na faturação de 9,7%, que atingiu os 876,9 milhões de euros.

Para justificar estes resultados, referentes ao período entre 1 de janeiro e 30 de setembro, a empresa fala nas “subidas de preços da venda de papel reciclado e ‘kraftliner’ (tipo papel de embalagens) num contexto de procura final forte e ‘stocks’ baixos”, situação que estima se mantenha no próximo ano.

Em causa estão acréscimos de 29 euros por tonelada no papel reciclado e de 52 euros por tonelada no papel ‘kraftliner’ no preço médio de venda nos primeiros nove meses do ano, segundo dados do setor destacados pela Europac.

A melhoria dos números da companhia também se deveu aos “projetos de gestão interna de caráter operativo e comercial destinados a aumentar as receitas e a rentabilidade” e aos “investimentos realizadas no aumento de capacidade”, acrescenta.

No que toca ao EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) consolidado, aumentou 31,6% para os 118,3 milhões de euros, enquanto o EBIT (resultados antes de Juros e impostos) cresceu 44,7% para 78,0 milhões de euros.

“O EBITDA consolidado inclui os efeitos extraordinários positivos e negativos derivados fundamentalmente da venda da fábrica de embalagem de Tânger [Marrocos] e o operador logístico do porto de Viana do Castelo, assim como a liquidação das garantias vinculadas à aquisição das fábricas de papel e embalagem de Rouen [França] em 2008 por um montante total líquido de 14 milhões de euros”, observa a Europac.

Constituído em 1995, o grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, SA), que sucede a uma empresa criada em 1890, faz a gestão integral de resíduos e a exploração florestal como fonte de matéria-prima necessária para o fabrico de papel reciclado e kraftliner, tendo instalações em Espanha, França e Portugal para a produção de cartão e caixas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento dos preços do papel reciclado faz disparar lucros da Europac para os 58 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião