Ex-vice-Presidente da Argentina detido

Amado Boudou foi detido por suspeitas de lavagem de dinheiro e participação numa rede de tráfico de influências. Justiça argentina quer saber a origem do dinheiro do ex-vice Presidente.

O ex-vice-Presidente argentino, Amado Boudou, foi detido esta sexta-feira, sob ordem do juiz Ariel Lijo, por suspeita de lavagem de dinheiro. Boudou foi levado para o Tribunal Federal, em Retiro (no centro de Buenos Aires), e espera-se que compareça ainda hoje a uma audiência, segundo avança a Reuters (conteúdo em inglês).

Amado terá que explicar a origem de 80 mil dólares (68,6 mil euros) usados para comprar um apartamento para a sua ex-namorada. É ainda investigado por suspeitas de participação numa rede de tráfico de influências, que terá beneficiado vários empresários ligados a uma das suas empresas, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

Como se não bastasse, adquiriu ainda 70% do capital da Ciccone, uma empresa responsável pela impressão de moedas, que se encontrava em má situação financeira. Boudou comprou-a e agora a justiça procura saber a origem de todo esse dinheiro. Segundo o juiz, o ex-vice presidente terá de dar uma “justificação dos seus bens”, uma vez que entende que “existem elementos suficientes que permitem presumir, a princípio, que Amadou Boudou teve o seu património aumentado de forma injustificada durante o seu exercício da função pública”.

Boudou nega todas as acusações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-vice-Presidente da Argentina detido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião