Comércio a retalho na União Europeia cresce 3,5% em setembro. Portugal acima da média

  • Lusa
  • 7 Novembro 2017

Roupa e eletrónica foram os principais responsáveis por um crescimento homólogo de quase 4% no bloco europeu. Já Portugal registou um aumento de 4,1%.

As vendas do comércio a retalho aumentaram, em setembro, 3,7% na Zona Euro e 3,5% na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2016, divulga esta terça-feira o Eurostat.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, face ao mês de agosto, o volume das vendas a retalho aumentou 0,7% nos 19 países da moeda única e 0,3% no conjunto dos 28 Estados-membros. Em Portugal as vendas a retalho aumentaram, em setembro, 4,1% em termos homólogos e 0,9% em cadeia.

Em termos homólogos, os Estados-membros que registaram as maiores subidas foram a Roménia (14,0%), Malta (9,8%) e Irlanda (8,2%), com apenas um recuo, de 25,3%, no Luxemburgo.

Na comparação com agosto, as maiores subidas nas vendas a retalho observaram-se na Irlanda (1,4%), na Dinamarca e Luxemburgo (1,3% cada) e em França (1,2%), enquanto o Reino Unido (-2,2%), a Croácia (-1,9%) e a Lituânia (-1,0%) registaram as maiores quebras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comércio a retalho na União Europeia cresce 3,5% em setembro. Portugal acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião