Sobe para 51 o número de infetados com legionella
Direção-geral da Saúde revelou que número de casos de infetados com legionella em Lisboa subiu para 51. Surto já provocou cinco mortes.
O número de casos de infetados pelo surto de legionella em Lisboa subiu para 51, mais um face ao anterior balanço, mantendo-se em cinco o número de mortos, anunciou a Direção-geral da Saúde.
Os dados preliminares sujeitos a validação publicados no site da Direção-geral da Saúde esta segunda-feira dão conta de 51 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro, 29 do sexo feminino, 34 com idade igual ou superior a 70 anos.
Do total de casos, 34 já tiveram alta clínica, 29 estão atualmente internados em enfermaria e seis em unidades de cuidados intensivos. O surto de legionella no hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, provocou cinco mortes.
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARCS) revelou esta segunda-feira que foi detetada legionella ambiental numa colheita efetuada em meados de outubro no Centro de Saúde de Mangualde, espaço que mantém “a sua atividade normal”.
“O ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde] Dão Lafões e os Serviços de Saúde Pública asseguram as medidas adequadas para a continuação do controlo da situação, não havendo evidência de risco acrescido para a saúde pública, mantendo o Centro de Saúde de Mangualde a sua atividade normal”, informou a ARSC em nota enviada à agência Lusa.
A legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.
A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.
(Notícia atualizada às 18h39 de terça-feira com aumento do número de casos para 51)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sobe para 51 o número de infetados com legionella
{{ noCommentsLabel }}