Em atualização Sobe para 407 mortos número de vítimas do sismo no Irão

  • ECO
  • 13 Novembro 2017

O terramoto atingiu 7,3 de intensidade na escala de Richter (que vai até 9) e o epicentro situou-se a 31 quilómetros da cidade de Halabja, no leste do Iraque. O abalo também foi sentido na Turquia.

O sismo de magnitude 7,3 que atingiu no domingo a fronteira entre o Irão e Iraque causou pelo menos 407 mortos no Irão, segundo novo balanço divulgado pelas autoridades locais. Há ainda mais de 6.700 feridos. Já no Iraque, o último balanço dá conta de sete mortos e 535 feridos. As equipas de salvamento procuram dezenas de vítimas presas nos escombros nas zonas montanhosas.

Vítimas do terramoto juntam-se no exterior dos edifícios, em torno de uma fogueira na cidade de Pole-Zahab na Província de Kermanshah. EPA/POURIA PAKIZEH

O terramoto atingiu 7,3 de intensidade na escala de Richter (que vai até 9) e o epicentro situou-se a 31 quilómetros da cidade de Halabja, no leste do Iraque, indicou o Serviço Geológico norte-americano (USGS). Depois de inicialmente ter colocado o epicentro do sismo no lado iraquiano da fronteira, o USGS colocou-o hoje — assim como o seu homólogo iraniano – no Irão, perto da fronteira, cerca de 50 quilómetros a norte de Pol-e Zaham, a cidade mais afetada e com maior número de vítimas mortais.

O sismo foi registado no domingo às 18h18 (hora em Lisboa) e foi igualmente sentido na Turquia, mas não foram reportados vítimas ou estragos em território turco, segundo as autoridades.

O Irão situa-se numa zona sísmica onde ocorrem sismos quase diariamente. Em 2003, um sismo de magnitude 6,6 arrasou a cidade histórica de Bam, matando 26.000 pessoas. Mas, em junho de 1990, um terramoto de magnitude 7,4 no Irão, perto do Mar Cáspio (norte), causou 40 mil mortos, mais de 300 mil feridos e deixou desalojados 500 mil pessoas. Uma área de 2.100 quilómetros, composta por 27 cidades e 1.871 aldeias espalhadas pelas províncias de Ghilan e Zandjan, foi devastada numa questão de segundos.

(Notícia atualizada às 15h27 com aumento do número de vítimas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sobe para 407 mortos número de vítimas do sismo no Irão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião