Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 13 Novembro 2017

A PSA abre uma fábrica na Argélia, a General Electric concentra a sua atividade em três setores, cada vez mais espanhóis pretendem eleições antecipadas e outros destaques da imprensa internacional.

Os espanhóis inclinam-se cada vez mais para a antecipação das eleições gerais. A General Electric, empresa com 125 anos, deverá reduzir a sua atividade para os seus três ramos principais. Já no Brasil, o Governo pretende aliviar o seu Orçamento, concedendo uma maior autonomia a instituições públicas como universidades. Conheça estes e outros destaques que marcam a atualidade internacional nesta segunda-feira.

Les Echos

PSA vai produzir carros na Argélia no próximo ano

Após dois anos de negociação, a PSA assinou um acordo para criar uma fábrica na Argélia que tem por meta construir 75 mil veículos por ano, das marcas Peugeot e Citröen, dentro de cinco anos. O grupo liderado pelo português Carlos Tavares esperava há vários meses pela decisão das autoridades argelinas. O acordo acabou por ser assinado este domingo. A fábrica vai ser instalada nos arredores de Oran, a 400 quilómetros a oeste de Argel, a capital, e será detida em 49% pela PSA e 51% por três sociedade argelinas (Condor Electronics, Palpa Prop e a Empresa Nacional de Produção de Maquinaria), uma repartição exigida por lei. O investimento global ronda os 100 mil milhões de euros Leia a notícia completa aqui (Acesso condicionado / conteúdo em francês).

El País

Mais de metade dos espanhóis quer eleições antecipadas. Sondagem dá vitória ao PP.

Se as eleições gerais espanholas se realizassem no passado domingo, o PP continuaria a conseguir a vitória nas urnas, com 26,1%, um valor abaixo dos 333,01% alcançados a 26 de junho do ano passado. Em segundo lugar ficariam o PSOE e o Ciudadanos, ambos com 22,7%. Quando questionados se Mariano Rajoy deveria convocar eleições antecipadas o quanto antes, as opiniões enviesaram para o “sim”, quando comparadas com as do mês passado. Avaliando a atuação política nos últimos quatro meses, Pablo Iglesias é o líder partidário com menor percentagem de aprovação entre os votantes, com 49%. Já Albert Rivera, do Ciudadanos, apresenta 90% de aprovação. Leia a notícia completa aqui (Acesso livre / conteúdo em espanhol).

The Guardian

UE prepara-se para cenário de colapso nas conversações com o Reino Unido

O negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, refere que a União Europeia está a preparar um plano de contingência, caso as conversações para a saída do Reino Unido do bloco não alcancem um acordo. O representante europeu referiu ao jornal Le Dimanche, na semana passada, que esse não seria o cenário ideal para a UE, “mas é uma possibilidade”, cita o The Guardian. “Todos precisamos de um plano para isso, tanto Estados membros como empresas”, adianta Barnier. Leia a notícia completa aqui (Acesso livre / conteúdo em inglês).

Reuters

General Electric concentra-se em três dos seus mercados

John Flannery, chefe executivo da General Electronic, prevê estreitar a atividade da multinacional para as suas três linhas de negócio mais fortes: aviação, energia e saúde, avança fonte próxima. A empresa de 125 anos deverá desistir das restantes atividades, mas junto da Reuters não teceu quaisquer comentários. Leia a notícia completa aqui (Acesso livre / conteúdo em inglês).

Valor Económico

Governo brasileiro concede maior autonomia financeira a universidades

Instituições como universidades e agências terão a partir de agora mais autonomia na captação de recursos financeiros, de forma a permitir alguma folga no Orçamento do Estado para os próximos anos. Neste sentido, o Governo brasileiro pretende dar mais capacidade a estas instituições para gerir as suas contas e projetos, num contexto em que o Executivo tem vindo a proceder a privatizações e ao encerramento de empresas públicas. Leia a notícia completa aqui (Acesso livre / conteúdo em português).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião