Bruxelas cria grupo para combater notícias falsas e desinformação

  • Lusa
  • 13 Novembro 2017

A Comissão Europeia criou um grupo de peritos para combater o problema das notícias falsas e desinformação. Os cidadãos, entidades e órgãos de comunicação social podem participar da consulta pública.

A Comissão Europeia lançou esta segunda-feira uma consulta pública sobre notícias falsas e desinformação e criou um grupo de peritos para elaborar uma estratégia de combate à propagação da problemática.

“Vivemos numa era em que o fluxo da informação e de desinformação se está a tornar ingerível, é por esta razão que precisamos de dar aos cidadãos as ferramentas necessárias para identificar as notícias falsas, aumentar a confiança na informação disponível online e gerir as informações recebidas”, disse, em comunicado, o vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans.

Por sua vez, o vice-presidente responsável pelo Mercado Único Digital, Andrus Ansip, destacou que é necessário encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão, o pluralismo dos meios de comunicação social e o direito dos cidadãos a acederem a uma informação diversificada e fiável.

De acordo com a Comissão Europeia, os cidadãos, as plataformas de redes sociais, os órgãos de comunicação social, os investigadores e as autoridades públicas podem apresentar os seus pontos de vista, durante a consulta pública, que se realiza até fevereiro.

“A consulta visa recolher opiniões sobre as medidas que a União Europeia (UE) poderá tomar para que os cidadãos disponham de ferramentas eficazes que lhes permitam identificar a informação fiável e adaptar-se aos desafios da era digital”, lê-se no documento.

Os contributos devem estar relacionados com a forma como as notícias falsas são entendidas pelos cidadãos, a avaliação das medidas já tomadas pelos diversos intervenientes e a realização de eventuais ações futuras para reforçar o acesso dos cidadãos às notícias e impedir a propagação de informações falsas.

Conforme indica a Comissão Europeia, os peritos podem candidatar-se ao grupo de trabalho, através da página online da entidade, prevendo-se que os trabalhos arranquem em janeiro de 2018.

No ano passado, a comissão recebeu o segundo colóquio anual sobre os direitos fundamentais, tendo o presidente da instituição, Jean-Claude Juncker, incumbido a comissária Mariya Gabriel, responsável pela economia e sociedades digitais, de analisar os desafios que as plataformas online criam para a democracia, no que diz respeito à propagação de notícias falsas e de iniciar uma reflexão sobre as medidas necessárias para proteger os cidadãos.

“A minha linha de atuação centra-se na defesa do direito dos cidadãos a uma informação de qualidade, pedra angular das nossas democracias”, esclareceu Mariya Gabriel.

Já em junho de 2017, o Parlamento Europeu adotou uma resolução, na qual convida a Comissão Europeia a analisar a situação e o quadro jurídico, no que diz respeito às notícias falsas, bem como a ponderar a possibilidade de uma intervenção legislativa para limitar a divulgação de conteúdos falsos. A comissão incluiu a iniciativa contra as notícias falsas em linha no seu “Programa de Trabalho para 2018”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas cria grupo para combater notícias falsas e desinformação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião