Botton, Relvas e Oxy investem 18 milhões em nova fábrica de louça em Aveiro

  • ECO
  • 14 Novembro 2017

Mesa Ceramics junta acionistas da Logoplaste com a Oxy Capital num investimento de 18 milhões de euros. Quase 200 empregos serão criados, em Aveiro.

A indústria portuguesa da cerâmica vai contar, já no próximo ano, com um novo operador nacional. A Mesa Ceramics terá uma vocação totalmente voltada para as exportações e só nos primeiros oito meses de atividade prevê faturar quatro milhões de euros. A unidade fabril já está em construção no Eco Parque de Estarreja, em Aveiro (a obra deverá ficar concluída em março de 2018).

“Na análise do mercado internacional de cerâmica de mesa, identificámos a oportunidade de fabrico em Portugal para fornecimento de retalhistas internacionais de grande dimensão a preços globalmente competitivos”, assinala o líder executivo e acionista da empresa António Serra Rendas, no Negócios.

A Mesa Ceramics criará 180 postos de trabalho e terá uma capacidade produtiva de 12 milhões de peças (pratos, tigelas e canecas) em grés por ano. O objetivo é que todos esses produtos sejam exportados para a Europa e Estados Unidos. “No ano de cruzeiro (2019) prevemos atingir vendas de dez milhões de euros”, acrescenta Rendas.

O novo operador nacional exigiu um investimento de 18 milhões de euros. Destes, quase nove milhões de euros (8,8 milhões de euros) foram atribuídos à Mesa Ceramics pelo programa Compete (o programa operacional comunitário que financia as empresas).

Da estrutura acionista da empresa que ficará sedeada em Aveiro fazem parte, além de Rendas, José Ortigão Ramos (antigo CFO da multinacional produtora de embalagens e vasilhas plásticas, a Logoplaste), Filipe de Botton e Alexandre Relvas (ambos acionistas da mesma multinacional), e a Oxy Capital (sociedade gestora de fundos de private equity, que participa na Mesa Ceramics através do Fundo Revitalizar Centro, projeto que conta com fundos comunitários e dos principais bancos portugueses).

A unidade fabril da Mesa Ceramics contará, ainda, com sistemas tecnológicos ecológicos. Por exemplo, a iluminação será feita com aparelhos de LED, permitindo significativamente o consumo energético.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Botton, Relvas e Oxy investem 18 milhões em nova fábrica de louça em Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião