Airbus fecha negócio recorde de 50 mil milhões. Boeing responde à altura

  • Juliana Nogueira Santos
  • 15 Novembro 2017

O fundo de investimento norte-americano Indigo Partners encomendou 430 aviões à Airbus, sendo este um negócio recorde. A concorrente norte-americana não esperou muito tempo para responder.

Várias pessoas esperam pela apresentação do Aiurbus A320neo, em 2014.Airbus

A fabricante de aviões Airbus anunciou o maior negócio da sua história, tendo conseguido 49,5 mil milhões de dólares pela venda de 430 aviões A320neo. A compra foi feita pelo fundo de investimento norte-americano Indigo Partners e vai permitir à Airbus ganhar vantagem sobre as suas concorrentes no Dubai Air Show, uma feira de aviões que está a decorrer no Dubai.

O Indigo Parterns, que detém as transportadoras low cost Frontier Airlines nos EUA, JetSMART no Chile, Volaris no México e Wizz Air na Hungria, duplica assim a sua frota de Airbus, tornando-se ao mesmo tempo um dos maiores clientes da empresa francesa. O negócio inclui 273 mais pequenos e 157 de uma versão maior.

Na conferência de imprensa após o negócio, o presidente do fundo, Bill Franke, afirmou que este compromisso “sublinha a nossa visão otimista do potencial de crescimento da nossa família de companhias low cost, bem como a certeza de que a família A320neo é uma plataforma para esse crescimento”. Para a Airbus, representada na conferência pelo CCO John Leahy, este é um negócio “muito gratificante para nós” e que consolida a Indigo como “um cliente e apoiante extraordinário”.

Este poderá não ser o último negócio da Airbus no Dubai Air Show, visto que esta terça-feira já tinha vendido 25 aviões da mesma família a uma companhia aérea do Médio Oriente. O objetivo da fabricante francesa é aumentar as encomendas nesta feira, na qual tem estado bem atrás das suas principais concorrentes norte-americanas.

A notícia da venda recorde foi bem recebida nos mercados. Na Bolsa de Paris, as ações da empresa AIR 0,00% francesa estão a levantar voo, seguindo a ganhar 4,01% para 86,89 euros.

Conheça melhor o Airbus A320neo

Boeing responde com negócio de 27 mil milhões

Pouco menos de se saber que a Airbus tinha conseguido fechar este negócio recorde, uma das suas maiores concorrentes dá uma resposta à altura. A Boeing anunciou que a flydubai encomendou 225 aviões do modelo 737 MAX, totalizando um negócio de 27 mil milhões de dólares. Esta é, segundo a fabricante norte-americana, a maior encomenda alguma vez feita por uma companhia aérea do Médio Oriente.

Kevin McAllister, presidente executivo da Boeing, afirmou que esta está “honrada porque a flydubai escolheu ser um operador totalmente Boeing por muitos anos.” A Bloomberg avança que, inicialmente, este negócio era para ser dividido entre a Boeing e a Airbus, mas a norte-americana conseguiu levar a melhor.

A companhia aérea estatal do Dubai completa assim 320 encomendas feitas à Boeing, 67 das quais do modelo 737.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h31 a resposta da Boeing)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbus fecha negócio recorde de 50 mil milhões. Boeing responde à altura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião