5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 23 Novembro 2017

Olho atento nas bolsas europeias quando o BCE der mais pistas sobre os seus próximos passos, enquanto as bolsas americanas fecham para o dia de Ação de Graças.

Esta quinta-feira, com os mercados fechados nos Estados Unidos, espera-se que se mantenha a mesma tranquilidade que se tem sentido esta semana nas bolsas mundiais. Em Portugal, atenção à REN, com o arranque da negociação dos direitos do aumento de capital em bolsa, e na Europa as declarações do BCE podem afetar os juros soberanos. Saiba o que esperar deste dia nos mercados.

OE2018 continua a ser discutido e votado no Parlamento

Que medidas vão marcar o próximo ano? É o segundo dos três dias de discussão e votação da proposta do Governo e das propostas de alteração dos partidos para o orçamento do ano que vem. As votações são essenciais para ficar a conhecer qual o documento final que vai resultar deste debate entre alas e muitas vezes dentro do próprio acordo de apoio ao Governo.

Arranca a negociação dos direitos do aumento de capital da REN

Esta quinta-feira começam a ser negociados os direitos de subscrição do aumento de capital da REN, para que a rede elétrica possa adquirir os ativos de gás da EDP. A CMVM já deu luz verde a este aumento de capital, num valor total de 250 milhões de euros, e acionistas com 35% do capital já confirmaram a participação, incluindo a State Grid e a Fidelidade. A REN caiu 0,08%, para os 2,51 euros, sendo que a esta cotação os direitos vão para a bolsa com um preço teórico de 15,9 cêntimos. A subscrição de cada nova ação da REN vai custar 1,877 euros.

Conferência BCSD convida Marcelo Rebelo de Sousa

A EDP recebe no auditório da sua sede de Lisboa a conferência anual do BCSD, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Não só o presidente executivo da EDP António Mexia vai estar presente, como também o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também vai intervir, à distância, através de vídeo. Acompanhe as notícias desta conferência no ECO.

BCE dá pistas para o que fará a seguir

O Banco Central Europeu mostra esta quinta-feira as minutas da sua reunião para a decisão das políticas monetárias de outubro. Nesta fase, em que a cada passo se tenta entrever pistas para o faseamento finalizador do programa de quantative easing da autoridade monetária da Zona Euro, estas minutas merecerão a atenção dos investidores, por poderem revelar pistas para o que Mario Draghi e a sua equipa querem fazer.

Mercados fechados nos EUA

O dia de Ação de Graças fecha a bolsa de Nova Iorque, para além de afetar as movimentações do resto da semana, mais lenta por se tratar de uma semana em que muitos norte-americanos estão de férias para estar com a sua família neste feriado que calha sempre numa quinta-feira, e que dá início à época natalícia (assim como às compras de Natal — começando logo na Black Friday).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião