IEFP têm de definir planos trimestrais para os desempregados

  • Leonor Rodrigues
  • 20 Outubro 2016

Acabaram as apresentações quinzenais dos desempregados, mas o Governo quer que o IEFP comece a apresentar planos para ajudar os desempregados a encontrarem novos empregos.

As regras para o acompanhamento dos desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) vão mudar. Depois de o Governo ter acabado com as apresentações quinzenais neste mês de outubro, os centros de emprego têm agora mais uma tarefa: definir planos trimestrais personalizados para os beneficiários, incluindo as ações de formação a que têm de comparecer.

O Plano Pessoal de Emprego (PPE) terá de ser elaborado, no máximo, 15 dias após a inscrição do desempregado no IEFP e tem de ter em conta o perfil do beneficiário para a escolha das ações que os mesmos têm frequentar, incluindo sessões de procura de emprego acompanhadas, divulgação das ofertas existentes e apoios disponibilizados, por exemplo.

Fonte oficial do Ministério do Trabalho disse ao Público que não está definido um número mínimo de convocatórias e que esta periodicidade deverá ser determinada em função do desempregado e do número de ofertas existentes na área onde está inserido. Esta medida insere-se numa das promessas que o executivo de António Costa prometeu, nomeadamente o acompanhamento personalizado dos desempregados e tem como objetivo fazer com que o serviço público de emprego deixe de ser tão burocrático ao mesmo tempo que promove a proximidade.

Sabia que…

Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE
Dia Europeu da Estatística / Fonte: INE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IEFP têm de definir planos trimestrais para os desempregados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião