“Não pode haver nem descuidos nem aventuras” em Portugal

Para o presidente da República, a eleição de Centeno como presidente do Eurogrupo significa um acréscimo de responsabilidade para o país, que não poderá aventurar-se ao nível das finanças públicas.

Confirmada a vitória de Mário Centeno na corrida à presidência do Eurogrupo, Marcelo Rebelo de Sousa falou de um “momento de alegria” para Portugal, mas alertou que isto vai exigir ao país um reforço do rigor da política orçamental.

“É um momento de alegria para todos os portugueses”, começou por referir o Presidente da República em declarações às televisões. Mas deixou o alerta logo de seguida: o objetivo será “contribuir para a Europa mas também termos cá em Portugal uma política financeira firme, consequente, sem desvios nem aventuras“. Tal como já havia sublinhado anteriormente, Marcelo aproveitou para relembrar que “o Ministro das Finanças chega a presidente do Eurogrupo por ser ministro das Finanças de Portugal.”

Para o Presidente da República, o outro lado da moeda desta eleição é a responsabilidade acrescida do país entre os pares do Eurogrupo. “Agora somos ainda mais responsáveis do que anteriormente. Não pode haver nem descuidos nem aventuras em matéria financeira em Portugal“, reforçou.

Quanto aos pontos positivos da eleição de Centeno, Marcelo destacou “o aumento da influência de Portugal na Europa”. A partide de agora, a Europa verá “Portugal com outra consideração”, salientou ainda.

O Presidente da República assinalou as diferenças na visão que a Europa tem do país hoje, em contraste com o que se verificava há dois anos, “quando tinha dúvidas sobre este Governo e a sua política.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não pode haver nem descuidos nem aventuras” em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião