Autoeuropa admite avançar com novo horário

  • Lusa e ECO
  • 6 Dezembro 2017

"É indiscutível a necessidade de ter no início do novo ano um modelo de trabalho que responda às encomendas dos clientes" diz a fabricante automóvel em comunicado aos trabalhadores.

A Autoeuropa admite avançar com um horário de trabalho de laboração contínua que lhe permita dar resposta ao volume de produção para satisfazer as encomendas do novo veículo T-Roc para 2018, em comunicado distribuído terça-feira aos trabalhadores. Os novos horários vão ser anunciados até 15 de dezembro, para que a produção possa arrancar aos fins-de-semana logo no início de 2018, escreve o Jornal de Negócios esta quarta-feira. Já o Diário de Notícias indica que os horários de laboração contínua começam em fevereiro.

É indiscutível a necessidade de ter no início do novo ano um modelo de trabalho que responda às encomendas dos clientes para a primeira metade de 2018, sob risco de entrarmos em incumprimento com o programa de produção. Todos os colegas envolvidos no processo têm também de ser informados atempadamente”, refere o comunicado da Autoeuropa, que surge na sequência da rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com os representantes dos trabalhadores.

Será tomada uma decisão que cumpra com a lei, mantenha o emprego, assegure o crescimento da fábrica e o programa de produção

Autoeuropa

“Será tomada uma decisão que cumpra com a lei, mantenha o emprego, assegure o crescimento da fábrica e o programa de produção. Em paralelo, a empresa vai manter abertos os canais de comunicação com as partes envolvidas“, reforça o documento.

No comunicado, a administração da Autoeuropa lembra que “desde 2015, em que a laboração contínua foi considerada no acordo laboral, que se tem procurado construir um modelo de trabalho que seja o mais conveniente possível para todas as partes envolvidas”, com “uma compensação adicional à prevista na lei” e a implementação de um terceiro turno com um esquema de rotação a pedido dos colaboradores e a atribuição de “25% de subsídio de turno”.

A administração da fábrica de automóveis de Palmela lembra também que “manteve os postos de trabalho, mesmo com a redução do volume de produção”, que, nesse período, colocou cerca de 400 trabalhadores noutras fábricas do grupo alemão da Volkswagen e que esta semana dará por concluída a quarta fase do processo de recrutamento de dois mil novos trabalhadores.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Autoeuropa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre a eventual decisão de implementar novos horários de trabalho, referindo apenas que “continua a avaliar a situação decorrente da rejeição de dois pré-acordos por parte dos trabalhadores”.

No entanto, o Jornal de Negócios refere que a fábrica vai anunciar os novos horários até dia 15 de dezembro, para que estes possam ser postos em prática no início de 2018. O modelo não está fechado, mas o objetivo é arrancar com a produção logo em janeiro, um mês mais cedo do que o previsto no segundo pré-acordo chumbado. A ideia é sinalizar à sede, em Wolfsburgo (Alemanha), que as metas de produção vão ser cumpridas no próximo ano. Por seu turno, o Diário de Notícias/Dinheiro Vivo indica que a fábrica de Palmela vai passar a funcionar durante 24 horas a partir de fevereiro.

O último pré-acordo, negociado entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela, que previa a laboração contínua em 17 turnos de trabalho, com rotação semanal, foi rejeitado por 63% dos trabalhadores no referendo realizado no passado dia 29 de novembro.

No passado mês de julho, 74% dos trabalhadores da Autoeuropa também rejeitaram um primeiro pré-acordo sobre os novos horários e fizeram um dia de greve (30 de agosto), a primeira por razões laborais na fábrica de automóveis de Palmela. A Autoeuropa prevê um volume de produção do novo veículo T-Roc que deverá atingir as 240 mil unidades em 2018.

(notícia atualizada no dia 7 de dezembro, às 7:33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa admite avançar com novo horário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião