O Pentágono sabe como vai ser o mundo em 2045

Ficção à parte, a realidade pode vir a surpreender-nos de acordo com os investigadores da Agência de Projetos de Investigação Avançada de Defesa.

A ficção já nos tem dado algumas pistas, mas investigadores do Pentágono vão mais longe: os robôs, a tecnologia artificial, os drones e os carros autónomos farão parte da realidade em 2045.

No filme Ex Machina, a protagonista é um robô com formas humanas inteligência artificial chamada Ava. Sem revelar o final, pode-se dizer que o desfecho é de emancipação para o aparelho criado por seres humanos.

Mas este não é o único caso na ficção recente: outro filme, o Her, já relatava a história de um escritor que se apaixonava por um novo sistema operacional, a Samantha, semelhante ao que seria você apaixonar-se pela Siri, da Apple, ou a Cortana, da Microsoft.

Imagine o que será controlar diferentes aspetos da sua cada usando apenas sinais cerebrais, ou então comunicar com os seus amigos ou a sua família usando atividade neurológica do seu cérebro.

Justin Sanchez

Ficção à parte, a realidade pode vir a surpreender-nos de acordo com os investigadores da Agência de Projetos de Investigação Avançada de Defesa (Darpa, em inglês), a entidade norte-americana responsável por antecipar o que aí vem, desde inovações militares até à própria internet.

Para 2045, as apostas dos investigadores concentram-se em inovações disruptivas. Uma em particular pode surpreendê-lo: o neurocientista Justin Sanchez, que faz parte da equipa da Darpa, acredita que vamos poder controlar coisas simples usando apenas os pensamentos, escreve o World Economic Forum.

“Imagine o que será controlar diferentes aspetos da sua cada usando apenas sinais cerebrais, ou então comunicar com os seus amigos ou a sua família usando atividade neurológica do seu cérebro”, exemplificou o investigador em tecnologia e biologia, que adiantou ainda que a Darpa está a trabalhar em tecnologias neurológicas que permitem que isso aconteça no futuro.

Existem tecnologias que só serão mainstream no futuro, mas que a Darpa já está a testar. Nomeadamente, na semana passada a agência norte-americana conseguiu, pela primeira vez, dar a sensação de toque a um homem que está paralisado, com implantes cerebrais.

Além destes anúncios mais futurísticos, outras funcionalidades vão poder facilitar, por exemplo, a construção de casas. Uma das previsões é que no futuro vai ser possível construir uma casa que seja resistente e forte, mas muito leve. A ideia é ter materiais fortes como o aço, mas leve como a fibra de carbono.

Mesmo a comunicação com as máquinas podem vir a ser automatizada apenas usando a voz, como agora já se consegue com os smartphones com sistemas de reconhecimento de voz que continuam a ser melhorados. A inteligência artificial é a chave para os desenvolvimentos até 2045.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Pentágono sabe como vai ser o mundo em 2045

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião