Bem-vindo às cidades do futuro

  • Leonor Rodrigues
  • 19 Outubro 2016

As cidades mais tecnológicas do mundo nem sempre são as mais populares. Nesta lista não entra nem São Francisco, nem Nova Iorque, muito menos Londres.

É verdade que São Francisco, mais precisamente Silicon Valley, é muitas vezes considerada a cidade mais tecnológica e inovadora do mundo. É lá que estão as sedes de grandes empresas multinacionais, como a Apple, a Google, o Facebook ou o Twitter, por exemplo. Mas, na realidade, essa não é a cidade mais inovadora, até porque as empresas estão em Silicon Valley mas não é lá que a vida urbana acontece.

São outras as cidades que se tornaram ou estão a tornar-se grandes centros tecnológicos e inovadores, segundo o The Guardian. E nenhuma é norte-americana.

Singapura

singapura-pixabay

É o país asiático com o maior índice de desenvolvimento humano e o nono em termos internacionais. Na capital, a internet é gratuita e possui o sistema de controlo de tráfego mais inovador do mundo.

Durban

durban

A terceira maior cidade da África do Sul tem uma classe média cada vez mais interessada na tecnologia e a universidade local aposta continuamente na resolução de problemas comuns, como o consumo de droga ou a segurança da população e policial.

Masdar City

masdar-city-flickr

Localiza-se em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e começou a ser construída em 2008 com a ambição de se tornar a mais sustentável do planeta. Depois veio a crise e atualmente só 5% do planeado permanece nas areias do deserto e não há data para a finalização do projeto.

Songdo

songdo-wiki

Mais bem-sucedida na construção de novas cidades inteligentes, foi a Coreia do Sul que construiu o Distrito Internacional de Negócios de Songdo. A cidade empresarial demorou 12 anos até estar concluída e é a primeira cidade inteligente do mundo e o maior empreendimento privado. Aqui, até computadores estão espalhados pelas ruas mas a essência urbana ainda é uma falha pois há muitos espaços públicos vazios.

Tóquio

toquio-flickr

A capital japonesa vai ser a próxima anfitriã dos Jogos Olímpicos, em 2020. Por essa razão, o Japão quer construir uma vila olímpica que será alimentada exclusivamente por hidrogénio.

Barcelona

barcelona-flickr

Esta é uma das cidades mais tecnológicas e sustentáveis da Europa. A capital da Catalunha tem apostado fortemente na poupança energética das ruas, os quiosques de informações estão equipados com ecrãs táteis e, em parceria com a Seat, está a transformar os parques de estacionamento em espaços altamente tecnológicos.

Tallinn

tallinn-wiki

A capital da Estónia é, provavelmente, a cidade europeia mais promissora a nível tecnológico. Além de ser a cidade-berço do Skype, Tallinn investe há mais de duas décadas nas tecnologias de informação, tendo sido a primeira a realizar eleições online.

Seul

seul-wiki

A cidade onde está a sede da Samsung ou da LG, por exemplo, é a mais tecnológica do mundo. A capital da Coreia do Sul tem internet com velocidades superiores, mais de 10 mil pontos gratuitos de wi-fi e o melhor sistema de metropolitanos do mundo, com exibições em tempo real que mantém informados os maquinistas sobre a localização do próximo comboio. São apenas alguns exemplos do avanço tecnológico de Seul.

Texto editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bem-vindo às cidades do futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião