5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 12 Dezembro 2017

A OCDE revela as taxas de desemprego nos seus países membros, a Fed começa uma reunião essencial na definição das suas políticas, e Draghi discursa. Saiba o que reserva esta terça-feira.

Esta terça-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos começa uma reunião na qual pode tomar uma opção de política monetária decisiva, e Mario Draghi dá um discurso em Frankfurt onde pode dar pistas para o que se vai passar na Zona Euro. O INE lança as estatísticas da cultura, um retrato do país neste setor, e a OCDE mostra como vai o desemprego nos seus 35 países membros. Leia aqui as cinco coisas que precisa de saber antes de começar o dia.

INE pinta o retrato da cultura em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística lança às 11:00 um conjunto vasto de indicadores que permite saber, tintim por tintim, o que se passa na cultura em Portugal. Desde a percentagem de produção na economia que o setor representa, passando pelas empresas do setor e os seus lucros, até aos empregos mais procurados no campo e o número de visitas a museus, há muito para explorar nesta leva de dados.

Fed começa reunião onde poderá subir taxas de juro

A Reserva Federal norte-americana começa a reunião do Comité do Mercado Aberto, onde se prevê que as taxas de juro voltem a subir, pela terceira vez este ano. Esta decisão antevê-se devido à confiança crescente dos dirigentes da Fed na recuperação económica. Em 2018 espera-se que venham aí mais três ou mesmo quatro aumentos das taxas de juro.

OCDE mostra taxas de desemprego comparadas

Como está Portugal relativamente aos outros membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico? São 35 países cujas taxas de desemprego harmonizadas são divulgadas esta terça-feira, permitindo comparar Portugal com os vizinhos desde Espanha até aos mais longínquos como a Coreia do Sul.

Como está o sistema financeiro português?

O Banco de Portugal lança as estatísticas de instituições financeiras monetárias relativas a outubro, que incluem o balanço destas instituições, o balanço do próprio Banco de Portugal, e as estatísticas relativas às taxas de juro praticadas em depósitos e empréstimos às famílias e empresas.

Mario Draghi discursa em Frankfurt

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, discursará no encerramento dos Dias Culturais do BCE, em Frankfurt. O discurso não deverá ser longo, mas as intervenções públicas do presidente do banco central da Zona Euro merecem sempre atenção redobrada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião