Há 3,8 milhões de assinantes de televisão paga em Portugal
Cerca de 92 em cada 100 famílias portuguesas eram clientes de televisão por subscrição no final do terceiro trimestre, revelou a Anacom. Fibra ótica dá mais força ao mercado.
No final de setembro existiam 3,8 milhões de assinantes de televisão paga em Portugal, número que representa um aumento de 33.000 clientes no terceiro trimestre, comparativamente com o trimestre anterior. Visto de outro prisma, 92 em cada 100 famílias portuguesas eram clientes de televisão por subscrição no final do terceiro trimestre. Os dados foram revelados esta segunda-feira pela Anacom.
Neste período, a NOS manteve-se detentora da maior “fatia” do mercado, com uma quota de 43%, seguida pela Meo, com uma porção de 38,1%. A Vodafone, em terceiro lugar no pódio, detinha uma quota de 14% e foi, em termos líquidos, a operadora que conseguiu mais clientes no terceiro trimestre. Em causa, um mercado que gerou 1.405 milhões de euros em receitas no período em análise, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo trimestre de 2016.
Do total dos clientes de televisão paga, a Anacom estima que 93,6% contratem o serviço no âmbito de um pacote de telecomunicações, tendo o número de assinantes com o serviço de televisão paga integrado em pacote aumentado 8,2% em termos homólogos. Além do mais, de acordo com o regulador, o crescimento do número de assinantes “deve-se, em boa medida, às ofertas suportadas em fibra ótica”, cujo número de subscritores aumentou 27,3% face ao período homólogo.
Cerca de 15,5% dos lares com TV paga tinham ainda acesso, neste período, a canais premium, que são pagos à parte, enquanto 75,3% dispunham de mais de uma centena de canais. O relatório da Anacom inclui ainda alguns dados relacionados com os serviços de streaming de conteúdos: entre julho e setembro, cerca de 5,5% das pessoas com dez ou mais anos tinha um serviço de streaming on demand como Netflix ou Amazon Prime Video. É um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2016.
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