5 coisas que vão marcar o dia

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 19 Dezembro 2017

Do salário mínimo, a novos dados estatísticos regionais, passando pelos lesados do Banif. Veja aqui o que vai marca a agenda mediática.

A discussão sobre o aumento da remuneração mínima garantida vai, certamente, marcar o dia, mas há mais acontecimentos a ter em conta. Hoje é dia de Anuários Estatísticos Regionais e termina o prazo para os ex-clientes do Banif moverem processos judiciais contra os responsáveis da resolução do banco. E será que é desta que avança a assembleia de credores da Oi?

Salário mínimo: à terceira é de vez?

O salário mínimo volta esta terça-feira à concertação social. O Governo já apresentou a sua proposta e não fugiu ao que está previsto no programa do Governo, defendendo uma subida de 557 para 580 euros. E o ministro Vieira da Silva também já avisou que será difícil encontrar uma contrapartida para o patronato “tão bem dirigida” como a redução da TSU.

Vieira da Silva e Tomás Correia em conferência

Antes da concertação social, o ministro do Trabalho estará presente numa conferência que também contará com o presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia. Tomás Correia entrou em rutura com José Félix Morgado, o presidente da Caixa Económica Montepio Geral, que acabou por sair. Nuno Mota Pinto foi o nome escolhido para suceder a Félix Morgado. O administrador do Banco Mundial vai entrar num momento de profunda mudança, incluindo a entrada de novos acionistas, como a Santa Casa da Misericórdia.

INE divulga Anuários Estatísticos Regionais

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os Anuários Estatísticos Regionais, revelando assim um conjunto de dados à escala regional e municipal. Na edição do ano passado, referente a 2015, o INE deu conta de um aumento no número de municípios com crescimento efetivo da população e de um acentuar no envelhecimento da população em todas as NUTS III.

É hoje a assembleia de credores da Oi?

Depois de sucessivos adiamentos, a assembleia de credores da Oi está, novamente, agendada para hoje. A reunião já tinha sido marcada para 23 de outubro, depois adiada para 7 de dezembro e, agora, para 19 de dezembro. Este último adiamento decorre da decisão tomada pelo juiz que está a acompanhar a situação no tribunal do Rio de Janeiro.

Termina prazo para lesados do Banif moverem processos judiciais

Termina hoje o prazo para os ex-clientes do Banif moverem processos judiciais contra os responsáveis da resolução, dois anos depois do início deste processo. A associação de lesados do Banif Alboa tem vindo a advertir os investidores que esta é a data limite para colocarem ações judiciais contra entidades que considerem responsáveis pela venda de ações e obrigações do Banif, que com a resolução do banco acabaram por levar à perda dos investimentos. Mas o prazo já terminou no caso de ações judiciais enviadas por correio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião