2018 será um ano para “repensar realidades estruturais”, diz Marcelo

  • ECO
  • 19 Dezembro 2017

Para o Presidente da República, 2017 foi um ano "demasiado cheio" e "contraditório". Marcelo não esquece as conquistas do país e recorda as tragédias. Chefe de Estado espera receber OE amanhã.

“Foi um ano cheio, talvez cheio demais”. É assim que Marcelo Rebelo de Sousa descreve o ano de 2017, reconhecendo os sucessos económicos e financeiros, bem como o reconhecimento internacional e um conjunto de acontecimentos que “se dispensavam”. O Presidente da República falou junto dos jornalistas e dos líderes parlamentares, na mensagem de Natal em Belém.

Em resposta a Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, Marcelo refere que ambos têm criado uma amizade, fruto das relações profissionais “permanentes”. “É difícil falar das relações entre a Assembleia da República e o Presidente da República sem falar do país”, acrescenta, concluindo que espera, para 2018, uma “continuação deste clima singularmente positivo no relacionamento entre órgãos”.

Nas suas declarações, o Presidente da Republica avança que poderá receber amanhã o decreto do Orçamento do Estado para 2018, um documento cuja escrita acompanhou nas últimas duas semanas, naquilo a que chama de um “trabalho informal”, conseguido através “da gentileza e dos serviços da Assembleia da República”, diz.

Recordando os incêndios de junho e de outubro, Marcelo Rebelo de Sousa reconhece os esforços que a Assembleia tem tido “em tempo curto”, e sublinha a importância de planear o futuro, de “repensar realidades estruturais”.

Marcelo refere que, em 2017, “a União Europeia adiou opções importantes e reflexões mais importantes”, e acrescenta que os órgãos máximos do bloco terão pouco tempo para tomar decisões até às próximas eleições para o Parlamento Europeu, previstas para o final do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

2018 será um ano para “repensar realidades estruturais”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião