Défice de 2015: Eurostat passa Portugal e levanta reservas a França

  • Margarida Peixoto
  • 21 Outubro 2016

O Eurostat validou esta sexta-feira o défice de 2015 apresentado por Portugal, de 4,4%, bem como o valor da dívida pública. Reservas às contas francesas foram levantadas.

Portugal passou, França também. O Eurostat, o organismo de estatísticas da União Europeia, validou esta sexta-feira o défice de Portugal referente a 2015, nos 4,4%. A dívida foi igualmente aprovada, nos 129% do PIB. Já para França, as reservas sobre as contas foram retiradas.

Esta foi a segunda notificação do Eurostat, no âmbito do Procedimento por défices excessivos. Segundo o documento, as reservas sobre a qualidade das contas francesas foram retiradas.

O organismo europeu de estatísticas tinha manifestado dúvidas sobre a classificação do Fundo de Garantia de Depósitos Francês e sobre os Fundos de Resolução. Além disso, também tinha questionado o modo de registo de custos relacionados com a reestruturação e instrumentos complexos de dívida emitidos pelo governo local.

No entanto, as reservas mantêm-se sobre as contas de três países: Chipre, Bélgica e Hungria.

O relatório adianta ainda que o conjunto da Zona Euro reportou um défice de 2,1% e uma dívida pública de 90,4% do PIB, enquanto a média dos 28 países da União Europeia ficou em 2,4%, com dívida de 85% do PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice de 2015: Eurostat passa Portugal e levanta reservas a França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião