Banco Popular Portugal desaparece. Integração no Totta está concluída

  • Rita Atalaia
  • 27 Dezembro 2017

O Banco Popular Portugal desapareceu depois de o processo de integração no banco liderado por António Vieira Monteiro ter sido concluído.

O Banco Popular Portugal já pode desaparecer. O processo de integração da instituição financeira no Santander Totta ficou esta quarta-feira concluído, depois de terem “sido obtidas as autorizações necessárias”, nomeadamente do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu. Uma integração que acontece depois de o Grupo Santander ter comprado o Banco Popular por um euro no âmbito de uma medida de resolução.

“Tendo sido obtidas as autorizações necessárias, foi concluído na presente data o processo de aquisição e de fusão simplificada por incorporação do Banco Popular Portugal, no Banco Santander Totta. Com a concretização da fusão, o Banco Popular Portugal deixa de existir enquanto entidade jurídica, sendo todos os seus direitos e obrigações transferidos para o Banco Santander Totta”, lê-se no comunicado enviado à CMVM.

Tendo sido obtidas as autorizações necessárias, foi concluído na presente data o processo de aquisição e de fusão simplificada por incorporação do Banco Popular Portugal, no Banco Santander Totta. Com a concretização da fusão, o Banco Popular Portugal deixa de existir enquanto entidade jurídica, sendo todos os seus direitos e obrigações transferidos para o Banco Santander Totta.

Banco Santander Totta

No mesmo comunicado, o Santander Totta informa que, no âmbito deste processo, foi ainda comprada a empresa Primestar Servicing, que gere a “área de recuperações de créditos e de ativos imobiliários do Banco Popular Portugal”. Mas também foram compradas as atividades informáticas que as sociedades Ingenieria e Produban desenvolviam em Portugal para o Santander Totta.

O presidente do Totta afirma num comunicado que a “integração do Popular Portugal é uma grande oportunidade, porque queremos continuar a crescer de forma eficiente e sustentável”. António Vieira Monteiro refere ainda que, “a partir de hoje, tornamo-nos no maior banco privado português em termos de ativos e crédito no mercado doméstico, o que vem reforçar a nossa missão de apoiar as famílias e as empresas rumo ao crescimento”.

Foi em junho que o Grupo Santander comprou o Banco Popular por um euro, no âmbito de uma medida de resolução. Isto depois de sete dias em queda na bolsa e de um ultimato de Bruxelas. Neste processo estava ainda incluído um aumento de de capital de sete mil milhões de euros por parte do Santander, um reforço necessário para cobrir o capital e as provisões necessárias para fortalecer o Popular.

(Notícia atualizada às 16h39 com comunicado do Santander Totta)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Popular Portugal desaparece. Integração no Totta está concluída

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião