Ferro: houve “infantilidade” nas viagens da Galp

O presidente da Assembleia da República defende a reposição de subsídios e a exclusividade dos deputados, mas acusa o Governo de "infantilidade" no caso das viagens da Galp.

“Há um bocadinho de más práticas e alguma infantilidade na maneira como se percebe o poder”. A frase é de Ferro Rodrigues numa entrevista ao Expresso que será publicada amanhã na edição impressa. O presidente da Assembleia da República diz que “houve um excesso de à-vontade de quem está em lugares públicos ao considerar que era uma coisa normal”.

Com o aviso dado ao Governo, Ferro Rodrigues fala ainda de que para haver jovens “com grande qualidade” como deputados é preciso mais apoios aos parlamenatres. “Prefiro um sistema de apoios do Parlamento, de acordo com aquilo que se estabeleceu a partir de 2005”, argumentou.

Os ordenados que os deputados recebem são maiores que os de muitos portugueses, mas inferiores aos de deputados de outros países da Europa com praticamente o mesmo nível de desenvolvimento.

Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República

Ferro Rodrigues considera que “se é preso por ter cão e por não ter”, referindo-se à alternativa às subvenções vitalícias que é os deputados irem para uma empresa privada, algo que não vê “com bons olhos”. No entanto, também é contra o “populismo” e diz ser necessário dar “condições às pessoas para poderem dedicar-se ao serviço público”.

O presidente da AE preferia um regime de exclusividade para os deputados, apesar de admitir que esta ideia é “muito impopular entre alguns camaradas de bancada”. “Os ordenados que os deputados recebem são maiores que os de muitos portugueses mas inferiores aos de deputados de outros países da Europa com praticamente o mesmo nível de desenvolvimento”, afirma.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ferro: houve “infantilidade” nas viagens da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião