Exploração de petróleo deve impulsionar a Galp, diz o Haitong

  • Rita Atalaia
  • 19 Outubro 2016

O Haitong diz que lucro ajustado a custos de substituição da Galp Energia deverá cair no terceiro trimestre. Mas isso deverá ser compensado pelo forte crescimento da unidade de exploração e produção.

A Galp Energia GALP 0,00% vai apresentar os resultados no final do mês. Deverá registar um “crescimento impressionante de 50% do EBITDA” na unidade de exploração e produção, diz o Haitong. No entanto, o resultado líquido deverá encolher em mais de 10%.

“A Galp Energia vai publicar os resultados referentes ao terceiro trimestre a 28 de outubro e esperamos que o principal destaque seja um aumento homólogo impressionante de 50% do EBITDA na unidade de exploração & produção, num trimestre em que o preço do petróleo se manteve maioritariamente estável“, diz o Haitong numa nota de research.

O banco também prevê que o EBITDA ajustado a custos de substituição cresça 11% em termos homólogos, para 375 milhões de euros. O indicador deverá beneficiar do aumento acentuado da exploração e produção e das margens mas elevadas na unidade de comercialização. Mas o lucro ajustado a custos de substituição poderá cair 11% em comparação com o mesmo período do ano passado, para 119 milhões de euros. “Ainda não há um consenso disponível, mas acreditamos que as principais tendências foram sinalizadas nos dados preliminares”, refere o Haitong.

Brasil e Moçambique em foco nos resultados

O Haitong pensa que os investidores vão estar focados em quaisquer comentários sobre os planos de desenvolvimento para Moçambique e Brasil. “Também esperamos que haja algumas questões sobre a possibilidade de novos investimentos a nível da exploração e produção. Mas, no geral, não esperamos que os resultados tenham impacto nas ações”, diz o banco.

Apesar da recente correção das ações da Galp depois de a Amorim Energia ter vendido uma participação de 5% na petrolífera, o banco acredita que os títulos ainda vão ter um bom desempenho e que estão a “negociar em linha com as nossas expectativas”. O banco reitera a recomendação “neutral” e o preço-alvo de 12 euros. As ações da petrolífera sobem 0,3% para 12,55 euros.

Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exploração de petróleo deve impulsionar a Galp, diz o Haitong

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião