Dow Jones em máximos. Tecnológicas tombam

Foi um dia negativo para as cotadas tecnológicas. As quedas da Apple, Facebook e Qualcomm levaram o Nasdaq e o S&P 500 para terreno negativo. Salvou-se o Dow Jones que renovou máximos.

A América em primeiro lugar. Foi esta a mensagem clara da comitiva norte-americana quando chegou a Davos esta quarta-feira. O protecionismo face aos parceiros comerciais não afetou Wall Street, mas levou o dólar a mínimos de três anos. A época de resultados positiva e a reforma fiscal animaram a maior parte das cotados, levando o Dow Jones a bater recordes. Mas houve uma queda expressiva: o setor tecnológico.

O Dow Jones valorizou 0,16% para os 26.252,12 pontos, fechando com um novo recorde — algo que vem sendo habitual em Wall Street. Contudo, a sessão foi mista. Depois de altos e baixos, o S&P 500 acertou após o fecho em Nova Iorque e desvalorizou 0,053% para os 2.837,61 pontos. Mas a principal queda foi a do Nasdaq que tombou 0,61% para os 7.415,06 pontos.

Em causa está o desempenho das cotadas tecnológicas. Depois da Comissão Europeia ter anunciado que ia multar a Qualcomm em 997 milhões de euros, as ações da cotada caíram 0,53% para os 67,98 dólares. Segundo a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, a Qualcomm abusou da sua posição dominante ao fazer pagamentos ilegais à Apple. A gigante tecnológica também desvalorizou: as ações da marca da maçã caíram 1,59% para os 174,22 dólares.

Contudo, não foram as únicas. Quase todo o setor tecnológico deslizou. O Facebook desvalorizou 1,48% para os 186,55 dólares por título. Já a Alphabet caiu 0,41% para os 1.171,29 dólares por ação e a Amazon tombou 0,37% para os 1.357,51 dólares por título. Ao todo, segundo a CNBC, as tecnológicas desvalorizaram 0,9% nesta sessão.

Estas quedas contrastam com a onda positiva que a época de resultados tem dado a Wall Street. Até ao momento, 77% das empresas da S&P 500 revelaram resultados melhores face ao esperado.

Segundo a Reuters, o dólar atingiu um mínimo de três anos esta quarta-feira depois do secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, ter revelado que os EUA estão agradados com a desvalorização da moeda. A tarifa imposta por Donald Trump nas importações de máquinas de lavar roupa e nos painéis solares esta segunda-feira contribuiu também para esse efeito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dow Jones em máximos. Tecnológicas tombam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião