Santander Totta lucra 92 milhões de euros no terceiro trimestre

Crescimento do negócio em Portugal ajudou aos lucros de 1,7 mil milhões de euros do grupo. Integração do Banif continua.

O Santander Totta registou um lucro de 92 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, o que corresponde a um crescimento de cerca de 19,4% face ao mesmo período do ano passado, isto depois de ter integrado o Banif em dezembro do ano passado.

De acordo com os resultados do grupo espanhol enviados à CMVM, o banco em Portugal viu a margem financeira mais comissões registar uma subida homóloga de 30%, dos 200 milhões de euros no terceiro trimestre de 2015 para os 260 milhões de euros neste trimestre. Também os custos de exploração aumentaram dos 124 milhões para os 142 milhões de euros (+14,5%).

No comunicado, o Santander destaca a “integração do Banif segundo o calendário“, banco que foi comprado no final de 2015 por 150 milhões de euros, e ainda o aumento de clientes 1|2|3, com a abertura de 27.500 novas contas entre julho e setembro. Sublinhou ainda o crescimento dos depósitos, refletindo o bom posicionamento do banco no sistema.

De resto, sobre a situação em Portugal, o grupo considera que “as dúvidas sobre o sistema financeiro e as metas orçamentais persistem, limitando assim o crescimento económico“.

"[Em Portugal] as dúvidas sobre o sistema financeiro e as metas orçamentais persistem, limitando assim o crescimento económico.”

Banco Santander

CMVM

Grupo bate estimativas

Em relação aos resultados consolidados do grupo Santander, o lucro trimestral situou-se nos 1,7 mil milhões de euros, mais 0,9% face ao trimestre de 2015, superando as estimativas dos analistas que apontavam para um resultados de 1,54 mil milhões.

A margem financeira, resultante da receita entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos, recuou para 7,8 mil milhões de euros.

“Enquanto o ambiente de taxas de juros baixas nas economias desenvolvidas continua a ser um desafio para o nosso negócio, a resiliência do nosso modelo de negócio permite-nos continuar a avançar no cumprimento dos nossos objetivos”, declarou Ana Botín, presidente do grupo espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander Totta lucra 92 milhões de euros no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião