Lisboa interrompe recuperação. Carnaval afasta investidores da bolsa

O PSI-20 acompanhou a tendência negativa das pares europeias e voltou às quedas, ainda que ligeiras.

A praça de Lisboa interrompeu a recuperação que iniciou na segunda-feira, depois de uma semana em que perdeu mais de dois mil milhões de euros em valor de mercado, e voltou esta terça-feira às quedas, ainda que ligeiras. Numa sessão de pouca liquidez, no dia de Carnaval, Lisboa acompanhou as perdas das pares europeias.

O PSI-20 encerrou a cair 0,15%, para os 5.365,45 pontos, com apenas cinco cotadas em alta, uma inalterada e as restantes em queda. Mas foi dia de poucas negociações em Lisboa. Foram transacionados cerca de 55,5 milhões de ações, o valor mais baixo desde novembro de 2017, num total de 76,8 milhões de euros.

A penalizar a bolsa estiveram os CTT, que perderam 2,75%, a maior queda entre as 18 cotadas, para os 3,25 euros por ação. Também a Mota-Engil registou uma sessão negativa, ao cair 1,54%, para os 3,51 euros por ação.

No setor energético, a EDP perdeu 0,66%, para os 2,72 euros por ação, e a Galp recuou 1,13%, para os 14,43 euros por ação. Isto num dia em que o petróleo também voltou às quedas, com o barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, a desvalorizar 0,5% e a negociar na casa dos 62 dólares.

A impedir maiores quedas estiveram a EDP Renováveis, que subiu mais de 2%, para os 7,11 euros por ação, e a Jerónimo Martins, que avançou 1,26%, para os 17,25 euros por ação.

No resto da Europa, a tendência também foi negativa. O destaque vai para a praça italiana, que perdeu mais de 1%. O Stoxx 600 acabou por desvalorizar à volta de 0,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa interrompe recuperação. Carnaval afasta investidores da bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião