BCP dispara à boleia dos resultados. Lisboa soma quase 1%

Os lucros do banco liderado por Nuno Amado projetaram os ganhos do banco na bolsa e puxaram pela praça nacional. Jerónimo Martins, Sonae e Navigator foram outros dos destaques da sessão.

O PSI-20 fechou a sessão com a maioria das cotadas no verde. BCP e Jerónimo Martins puxaram pela bolsa nacional, mas partilharam o protagonismo com outros destaques dos analistas do CaixaBank BPI, a Sonae e a Navigator.

O principal índice nacional, o PSI-20, encerrou esta quinta-feira com uma valorização de 0,80% para os 5.463,89 pontos, acompanhando a tendência positiva das restantes praças europeias. Isto num dia em que a estrela foi o BCP ao subir 1,51% para os 30,94 cêntimos.

O desempenho positivo do banco liderado por Nuno Amado é alcançado após a apresentação dos resultados de 2017. O BCP multiplicou os lucros em 7,8 vezes face ao ano anterior. O resultado líquido disparou para 186,4 milhões de euros, fruto da margem financeira, o que valeu ao banco uma recomendação melhorada da parte dos analistas do CaixaBank BPI, que subiram a classificação de “underperforming” para “neutral”.

A Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados do PSI-20, contribuiu para os bons resultados da bolsa de Lisboa com uma subida de 1,27% para os 17,51 euros.

Já a Sonae, que se manteve entre as preferidas dos analistas do CaixaBank BPI, terminou a sessão com uma subida de 2,51% nos títulos, para os 1,06 euros. “A Sonae é a nossa carta no cenário macro de Portugal. Com mais de 90% das vendas no país, a empresa deverá beneficiar das atividades de consumo, imobiliário e turismo”, argumenta o CaixaBank BPI, avaliando as ações em 1,50 euros.

A Navigator também merece a confiança destes analistas, que passam a incluir esta cotada na lista de preferidas e excluem a Semapa. No final da sessão, a Navigator registou uma valorização de 1,64% para os 4,21 euros e a Semapa remou no oposto sentido, terminando com uma descida de 0,22%.

A travar maiores ganhos esteve a Galp Energia, que cedeu 0,10% para os 14,51 euros, num dia pouco favorável para o setor energético: o barril de Brent, referência para a Europa, está a perder 1,13% para os 63,63 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara à boleia dos resultados. Lisboa soma quase 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião