5 coisas que vão marcar o dia

A escolha do sucessor de Constâncio na vice-presidência do BCE destaca-se num dia em que Marcelo recebe Rio. Do outro lado do Atlântico, o "Dia do Presidente" suspende Wall Street.

O arranque da semana é marcado pela reunião do Eurogrupo, sob a liderança de Mário Centeno, com os ministros das Finanças da Zona Euro a escolherem o sucessor de Vitor Constâncio na vice-presidência do BCE. Arranca ainda em Bruxelas a Semana Parlamentar Europeia, assinalada com várias conferências, enquanto que em Lisboa o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe o novo presidente do PSD. Nos mercados acionistas prevê-se um dia calmo, com Wall Street de porta fechada para comemorar o “Dia do Presidente”.

Eurogrupo escolhe sucessor de Constâncio no BCE

Esta segunda-feira, os ministros das finanças da Zona Euro reúnem-se sob a batuta de Mário Centeno, tendo como principal ponto da agenda a eleição do novo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE). O escolhido do Eurogrupo irá substituir o português Vitor Constâncio. À escolha terão dois candidatos: o ministro espanhol Luis de Guindos, apoiado por Portugal, e o governador do banco central irlandês Philip Lane.

Semana Parlamentar Europeia arranca. Centeno na agenda

Tem início a Semana Parlamentar Europeia com eventos que decorrerão até esta terça-feira dia 20 de fevereiro, em Bruxelas. Entre os eventos programados decorrem a Conferência do Semestre Europeu e a Conferência Interparlamentar sobre Estabilidade, Coordenação e Governação Económica na União Europeia. Mário Centeno irá estar presente neste evento a partir das 14h00 de terça-feira.

Marcelo recebe Rio após congresso do PSD

Após o 37º congresso do PSD que terminou neste domingo, Rui Rio desloca-se a Belém para se encontrar com o Presidente da República. O agendamento deste encontro foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa já há mais de um mês, logo após a vitória de Rui Rio para assumir o cargo de 18º presidente do PSD desde o 25 de abril, em substituição de Pedro Passos Coelho.

O sobe e desce dos juros da casa

O Instituto Nacional de Estatística divulga as Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação, relativas a janeiro. No último mês em que foi divulgada, dezembro, a taxa de juro média subiu para 1,019%, o valor mais elevado desde janeiro do ano passado. Contudo, no conjunto do ano passado os juros desceram significativamente quando comparados com 2016: caíram 7,9 pontos base. Também em relação a janeiro, o INE irá lançar a Síntese Económica de Conjuntura.

Dia do Presidente suspende Wall Street

Esta segunda-feira comemora-se o “Dia do Presidente” nos Estados Unidos, feriado que foi criado em 1879 para celebrar o aniversário de George Washington. Devido a este feriado os mercados bolsistas norte-americanos não vão estar a negociar, prevendo-se assim uma menor liquidez no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião