Lisboa sobe à boleia dos ganhos do BCP e Galp
A praça nacional arrancou a semana com um tom positivo. E graças ao BCP e à Galp Energia, com as duas cotadas a subirem perto de 1%.
A bolsa nacional arrancou a semana com um tom positivo. O bom desempenho acompanha os ganhos do BCP e da Galp Energia, com as duas cotadas a avançarem perto de 1%. A Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados, também está a contribuir para a subida do índice.
O PSI-20, o índice de referência nacional, abriu em alta de 0,28% para 5.485,36 pontos, isto num cenário em que a “menor aversão ao risco” deve “favorecer o início da negociação da bolsa nacional”, escrevem os analistas do BPI, no Diário de Bolsa.
PSI-20 arranca semana no verde
Nos ganhos, destaca-se o BCP. O banco liderado por Nuno Amado acelera 0,94% para 28,88 cêntimos. “Uma das ações em destaque deverá ser o BCP em virtude de se tratar de um título muito permeável à conjuntura externa como também em resultado das fortes perdas acumuladas desde a apresentação de resultados”, referem os analistas.
Mas não é a única cotada em destaque. A Galp Energia está a valorizar 0,88% para 14,98 euros, beneficiando da recuperação dos preços do petróleo. A Arábia Saudita disse que vai continuar a limitar as exportações, em linha com os esforços da OPEP para reduzir a quantidade de “ouro negro” no mercado, o que levou os preços para um máximo de duas semanas.
Entre os pesos pesados, a Jerónimo Martins está a acompanhar a tendência positiva. A retalhista avança 0,43% para 17,67 euros.
Pela positiva, destaque ainda para as empresas do setor papeleiro. A Semapa ganha 1,58%, ainda que a Altri esteja a derrapar. A Navigator, por seu lado, apresenta uma valorização de 0,95% para 4,4620 euros.
(Notícia atualizada às 8h30 com mais detalhes)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa sobe à boleia dos ganhos do BCP e Galp
{{ noCommentsLabel }}