Alemanha. Maioria esmagadora do CDU aprova nova coligação

  • Lusa
  • 26 Fevereiro 2018

Merkel pediu coesão e o partido ouviu: a esmagadora maioria do CDU deu 'luz verde' à nova coligação de Governo com o SPD. Nova secretária-geral do partido também foi eleita.

A União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel, reunida em congresso, mostrou, esta segunda-feira, a coesão pedida pela chanceler na abertura dos trabalhos, aprovando esmagadoramente o acordo de coligação com os sociais-democratas e elegendo a nova secretária-geral sem votos contra.

Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida na Alemanha como “mini-Merkel”, foi designada há uma semana pela chanceler e eleita esta segunda-feira, sem votos contra e fortemente aplaudida pelos cerca de mil delegados reunidos em congresso em Berlim.

Antes, numa votação por braço no ar, os delegados conservadores aprovaram por maioria esmagadora o acordo de coligação com o Partido Social-Democrata alemão (SPD).

“O acordo de coligação foi aprovado pelos 975 delegados presentes, com 27 votos contra” e os restantes a favor, anunciou um dos dirigentes do partido, Armin Laschet.

A votação seguiu-se ao discurso de abertura de Merkel, que pediu “coesão do partido” para permitir “um Governo estável” e “uma nova dinâmica” da Alemanha.

Depois de semanas de críticas internas pela sua linha política, considerada suave pela ala mais conservadora da CDU, Merkel apelou para “lançar as bases” de uma “renovação programática assumida” no partido, depois da votação historicamente baixa nas eleições de 24 de setembro.

O acordo está agora apenas pendente do referendo interno no SPD, que submeteu o acordo ao voto dos seus cerca de 460.000 militantes, cujo resultado deve ser anunciado no domingo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha. Maioria esmagadora do CDU aprova nova coligação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião