Metro do Porto: “BEI estará disponível para apoiar expansão da rede”

  • ECO
  • 1 Março 2018

O presidente da Metro do Porto revela que já teve reuniões com o Banco Europeu de Investimento para começar a estudar soluções que financiem a expansão da infraestrutura.

O presidente da Metro do Porto afirma que já teve reuniões com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para começar a estudar soluções que financiem a expansão da rede. Um investimento que deverá ascender a 290 milhões de euros, com Jorge Delgado a prever que do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos possam sair 100 milhões. Contudo, o presidente diz que ainda aguarda por orientações do Governo para saber qual será exatamente a necessidade de financiamento.

“Todos os cenários estão a ser trabalhados com o Ministério do Ambiente”, afirmou o presidente da Metro do Porto ao Jornal de Negócios (acesso pago), referindo ainda que está por fechar “o trabalho sobre onde estão as fontes de financiamento” para a expansão da rede. Existirão duas novas ligações: a linha Rosa, entre a Casa da Música e São Bento, e a expansão da linha Amarela até Vila d’Este.

Já se realizaram reuniões com o BEI para se “começar a estudar soluções que financiem a expansão da infraestrutura”, refere. Mas está ainda “à espera de orientações do Governo para saber qual é objetivamente a necessidade de financiamento que vai ter, o que é a fundo perdido, o que é POSEUR e o que sobra para ir ao mercado”.

Segundo Jorge Delgado, o “BEI estará à partida disponível para financiar este tipo de projetos”, já que “desta vez as linhas têm estudos de análise económica que demonstram que são operacionalmente rentáveis”. Portanto, têm um “potencial de procura muito elevado e vão ser superavitárias” e “um benefício social e económico muito elevado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro do Porto: “BEI estará disponível para apoiar expansão da rede”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião