Lisboa sob pressão. Jerónimo Martins cai mais de 2%

  • Rita Atalaia
  • 2 Março 2018

Depois de ter caído quase 10% após revelar as contas, a Jerónimo Martins continua a pressionar a bolsa nacional. A retalhista desce mais de 2%, mantendo o PSI-20 no vermelho.

Mais um dia de quedas para a Jerónimo Martins. Depois de ter cedido quase 10% na sequência da divulgação das contas de 2017, a retalhista abriu a última sessão da semana no vermelho. Um mau desempenho que está a pressionar a bolsa nacional. Já a EDP contraria este sentimento negativo, com a empresa liderada por António Mexia a beneficiar dos resultados apresentados após o fecho da sessão de quinta-feira.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a sessão a cair 0,47% para 5.351,02 pontos, “com a envolvente internacional a representar o principal fio condutor da sessão”, referem os analistas do BPI. A praça portuguesa acompanha, assim, o desempenho no resto da Europa. O Stoxx 600 recua 0,68% para 372,30 pontos.

PSI-20 recua quase 0,5% na abertura

Quinta-feira foi um dia negro para a Jerónimo Martins depois de apresentar uma queda de 35% nos lucros em 2017. A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos perdeu mais de mil milhões de euros numa só sessão. A cotada caiu quase 10%. Uma tendência que se mantém esta sexta-feira, com a retalhista a recuar 2,21% na abertura, para 15,06 euros.

Ainda do lado das perdas, destaque para os CTT, que recuam 1,12%, e Galp Energia, com a petrolífera a descer 0,31%. Já o BCP cede 0,7% para 29,66 cêntimos, depois de o banco liderado por Nuno Amado ter regressado ao Stoxx Europe 600 Index, o índice acionista de referência a nível europeu.

A contrariar este sentimento segue a EDP, com a empresa liderada por António Mexia a subir 0,07% para 2,7210 euros. A energética fechou o ano de 2017 com lucros de 1.113 milhões de euros, um crescimento de 16% face ao ano de 2016. Esta subida dos lucros é explicada pela venda da Naturgas e Portgas, operação que permitiu à empresa liderada por António Mexia reduzir a dívida.

(Notícia atualizada às 08h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa sob pressão. Jerónimo Martins cai mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião