Hoje nas notícias: Dombrovskis, Montepio e desemprego

  • Rita Atalaia
  • 2 Março 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

Economia, banca e desemprego. Estes são os temas que dominam as notícias desta sexta-feira. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, mostra-se mais otimista em relação à economia portuguesa. Isto enquanto, na banca, Carlos Tavares e Mira Amaral estão na lista para chairman do Montepio. Do lado do Governo, este admite ser “financeiramente incomportável” satisfazer as exigências dos professores. Além disso, dois investigadores revelam que o desemprego oculto é o dobro do oficial.

“Os números que recebi de Centeno mostram melhoria orçamental”

O vice-presidente da Comissão Europeia está otimista em relação à economia portuguesa. Valdis Dombrovskis refere que “em termos de trajetória orçamental e ajustamento estrutural, os números que recebi do ministro mostram alguma melhoria”, prevendo que, em maio, haja uma melhoria das previsões orçamentais em comparação com as que foram apresentadas em outubro. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Carlos Tavares e Mira Amaral na lista para chairman do Montepio

O Banco de Portugal não dará autorização a Francisco Fonseca da Silva para ser presidente do conselho de administração do banco Montepio, no âmbito do processo de avaliação e adequação da nova administração da instituição, que está em curso, soube o Jornal Económico junto de fonte familiarizada com o assunto. Carlos Tavares e Mira Amaral são os nomes em cima da mesa. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Governo sem dinheiro para pagar a professores

A devolução de mais de nove anos de tempo de serviço congelado a cerca de 100 mil professores dos quadros custa 1.154 milhões de euros por ano. Os números foram revelados pelo Governo após negociar com os sindicatos de professores, que exigem a recuperação de todo esse tempo para travar as greves marcadas para 13 a 16 de março. Num documento entregue aos jornalistas, o Governo assume ser “financeiramente incomportável” satisfazer a exigência sindical. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Desemprego oculto é o dobro do oficial: chegou aos 17,5% no final de 2017

Se aos chamados desempregados oficiais se somar os desencorajados, subempregados, inativos indisponíveis para trabalhar e os chamados “ocupados dos centros de emprego” ter-se-á uma nova taxa que atira o desemprego real para valores muito acima das estatísticas oficiais: 17,5% no terceiro trimestre do ano passado. Isto em comparação com os oficiais 8,5%. O cálculo é feito pelos investigadores Frederico Cantante e Renato Miguel do Carmo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Magistrados chocados com Pinto Monteiro

Fernando Pinto Monteiro, ex-PGR, disse, ao Público, que não há segredo de Justiça em Portugal e recomendou um “filtro” anticorporativo para o pacto de Justiça. Mas a entrevista deixou vários magistrados chocados. João Palma, o antigo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), considera que foi “uma entrevista confrangedora pela leviandade e simplicidade”. Já António Ventinhas, atual presidente da SMMP, nota que “ninguém diz que a atual PGR é uma rainha de Inglaterra. Toda a gente sabe o que aconteceu na Face Oculta”. Leia a notícia completa no i (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Dombrovskis, Montepio e desemprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião