Cortar dividendos na EDP? Não, Mexia até admite aumentá-los

António Mexia descartou a possibilidade de a elétrica cortar no futuro o dividendo a distribuir pelos acionistas. Este foi mantido nos 19 cêntimos, com o CEO da EDP a prever mesmo subi-lo.

A EDP vai distribuir um dividendo de 19 cêntimos por ação aos seus acionistas relativamente aos resultados do ano passado. O valor já era conhecido mas, nesta sexta-feira, António Mexia veio afirmar em conversa telefónica com analistas que não está nos objetivos da elétrica uma eventual futura revisão da remuneração a distribuir abaixo desse valor. O presidente da elétrica contrariou assim a expectativa dos analistas que, nos últimos dias, anteviam um possível corte do dividendo, prevendo sim a possibilidade de a remuneração a distribuir pelos acionistas poder aumentar.

A única coisa que não vamos ver é uma redução de [dividendos a] 19 cêntimos. Este é um compromisso base muito forte”, começou por dizer o líder da EDP. “Estamos muito confiantes de que no futuro vamos manter a política de dividendos com uma base de 19 cêntimos, isto não é para ser questionado. E vamos aumentá-lo assim que tal fizer sentido“, acrescentou António Mexia.

O esclarecimento de António Mexia acontece depois de nos últimos dias os analistas terem antecipado que perante a queda dos lucros recorrentes em 8%, para 845 milhões de euros, a elétrica pudesse rever em baixa o compromisso de manter no médio prazo o dividendo em 19 cêntimos.

No que respeita ao que esperar para este ano, António Mexia disse estar confortável com as estimativas do consenso do mercado. “Claramente, estamos confortáveis com os consensos, com base na informação de 19 analistas. Estamos confortáveis com o EBITDA e com o resultado líquido”, disse o CEO da EDP.

O consenso do mercado aponta para um resultado líquido recorrente de 903 milhões em 2018, acima dos 845 milhões registados em 2017. Já o EBITDA ajustado deverá ascender a 3.600 milhões de euros, também acima dos 3.523 milhões verificados em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cortar dividendos na EDP? Não, Mexia até admite aumentá-los

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião