Hoje nas notícias: Porto Editora, saúde e direitos humanos

  • ECO
  • 21 Março 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

A produção da Porto Editora está em risco, depois do “fenómeno climatérico extremo” que levou uma estrutura metálica ceder. Na área da saúde, duas notícias: dois terços dos hospitais demoram mais de 90 dias a pagar as suas dívidas e o maior hospital privado do país pode estar prestes a fechar portas.

Produção da Porto Editora em risco

A produção de manuais escolares da Porto Editora está em risco, depois de a empresa ter sido afetada por um “fenómeno climatérico extremo”, na semana passada, que levou ao “abatimento” de parte do telhado da nave central da unidade gráfica da editora. A empresa ainda não contabilizou os prejuízos, que deverão ultrapassar as dezenas de milhares de euros. Por esta altura, já deveria estar a produzir os manuais escolares, mas o diretor de produção do grupo, Eduardo Viana, diz que é difícil acreditar que voltarão a produzir ainda este ano. A editora irá, assim, subcontratar gráficas em Portugal e Espanha para dar resposta aos pedidos dos clientes, reativar instalações que estavam abandonadas e alugar armazéns e outros espaços logísticos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Dois terços dos hospitais demoram mais de 90 dias a pagar

Os hospitais nacionais demoram, em média, 196 dias a pagar as suas contas, sendo que a maioria ultrapassa os três meses. Segundo os dados disponíveis no Portal do Serviço Nacional de Saúde, relativos ao último trimestre de 2017, 33 dos 50 hospitais analisados (o equivalente a 66%) demoraram mais de 90 dias a pagar as contas. O montante por pagar em atraso totalizava 951,9 milhões de euros em janeiro deste ano, mais 14% do que em dezembro e mais 55% do que em janeiro do ano passado. É o pior início de ano desde 2012. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Portugueses são os que ficam mais tempo presos

Os portugueses são os europeus que ficam, em média, mais tempo presos. E é também um dos que gasta menos dinheiro com cada preso. Em média, o país gasta 41 euros por dia com cada prisioneiro. No fim da lista está a Moldávia, que gasta seis euros por recluso. No topo, San Marino, com 707 euros por dia com cada um dos seus dois únicos prisioneiros. Já a Suécia fica-se pelos 359 euros por recluso. Leia a notícia completa no jornal i.

Hospitais Senhor do Bonfim arrisca fechar portas

O complexo Hospitais Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, arrisca fechar portas. Manuel Agonia, dono do maior hospital privado do país, diz que os cerca de 350 trabalhadores do hospital ainda não receberam os salários de janeiro e fevereiro, uma situação que justifica com os atrasos nos pagamentos por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo o empresário, o SNS tem uma dívida de mais de 500 mil euros por liquidar há mais de um ano, que ainda não recebeu luz verde da tutela. Na calha está um potencial investidor internacional, que oferece 153 milhões de euros por 50% do capital do hospital, mas exige o despedimento de trabalhadores. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Independentes asseguram pensões mais altas com o mesmo desconto

O novo regime contributivo dos trabalhadores independentes reduz a taxa de desconto de 29,6% para 21,4%, mas vai permitir que os que têm rendimentos mais elevados venham a receber, no futuro, pensões também mais altas. Isto porque as novas regras aumentam a parcela rendimento sobre o qual os descontos são calculados. Leia a notícia completa no Diário de Notícias e no Dinheiro Vivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Porto Editora, saúde e direitos humanos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião