Galp e Jerónimo Martins cedem quase 1% e arrastam bolsa
As cotadas de maior peso estão a pesar sobre o principal índice acionista nacional. Os ganhos da EDP Renováveis não chegam para impedir uma queda de 0,2%.
A EDP Renováveis está a prolongar os ganhos registados na última sessão, mas a energética não chega para fazer subir o PSI-20. O principal índice acionista nacional está a ser penalizado pelas cotadas de maior peso, que negoceiam no vermelho, e Lisboa acompanha, assim, a tendência negativa que se faz sentir esta manhã entre as pares europeias.
O PSI-20 abriu a valorizar 0,1% mas rapidamente inverteu os ganhos e segue agora a perder 0,2%, para os 5.410,71 pontos, com 11 cotadas em queda, uma inalterada e as restantes em alta.
A tendência negativa é generalizada, mas a penalizar a bolsa estão as cotadas de maior peso. A Jerónimo Martins perde 0,8%, para os 14,82 euros por ação, enquanto a Galp recua 0,71%, para os 15,35 euros por ação. Isto apesar de, por esta altura, o petróleo negociado em Londres estar a valorizar e já se aproximar dos 68 dólares por barril.
Também a EDP pesa sobre o PSI-20, ao cair 0,27%, para os 2,98 euros por ação, assim como o BCP, que perde 0,07%, para os 28,05 cêntimos por ação.
A impedir maiores quedas está a EDP Renováveis, que mantém os ganhos já registados na última sessão. A energética fechou, na segunda-feira, no valor mais elevado desde setembro de 2009, depois de Nuno Alves, administrador da EDP, ter adiantado à Bloomberg que a casa mãe ainda não desistiu de comprar de totalidade da sua unidade de energias limpas, depois da OPA falhada no ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp e Jerónimo Martins cedem quase 1% e arrastam bolsa
{{ noCommentsLabel }}