Rajoy deverá ser eleito hoje presidente do Governo

  • Lusa
  • 29 Outubro 2016

O conservador Mariano Rajoy deverá ser eleito hoje presidente do Governo espanhol com a abstenção dos deputados do PSOE, depois de ter perdido uma primeira votação.

O conservador Mariano Rajoy deverá ser eleito hoje em Madrid presidente do Governo espanhol com a abstenção dos deputados do PSOE, depois de ter perdido uma primeira votação, na quinta-feira, quando os socialistas votaram contra.

Na primeira votação, em que precisava da maioria absoluta do Congresso dos Deputados (parlamento), Rajoy obteve 170 de votos a favor, do Partido Popular (PP, direita), do Cidadãos (centro) e da Coligação Canárias, tendo o resto da assembleia (180) votado contra.

Hoje, na segunda votação o candidato a chefe do executivo só precisa da maioria simples do parlamento e a abstenção do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) deverá garantir o sucesso da sua investidura.

As grandes incógnitas da votação de hoje são saber o número de socialistas que vão romper a disciplina de voto, e continuar a votar “não” a Rajoy, e também se o ex-secretário-geral do PSOE está nesse grupo, que terá uma dezena de pessoas.

Uma maioria de membros do Comité Federal dos socialistas impôs no início de outubro uma nova orientação no partido, no sentido da abstenção para evitar assim a realização de umas terceiras eleições no espaço de um ano.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rajoy deverá ser eleito hoje presidente do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião