Mariano Rajoy deve tomar posse na segunda-feira

  • Lusa
  • 30 Outubro 2016

O rei de Espanha, Felipe VI, assinou o Decreto Real com a nomeação de Mariano Rajoy no cargo de presidente do Governo. Rajoy deve tomar posse na segunda-feira.

O rei de Espanha, Felipe VI, assinou hoje na sua residência oficial, Palácio da Zurzuela, nos arredores de Madrid, o Decreto Real com a nomeação de Mariano Rajoy no cargo de presidente do Governo. Rajoy deve tomar posse na segunda-feira.

Poucos minutos antes, Felipe VI tinha recebido a presidente do Congresso dos Deputados, Ana Pastor, que lhe comunicou oficialmente que o Congresso dos Deputados tinha votado a investidura do candidato do Partido Popular (direita) por 170 deputados a favor, 111 contra e 68 abstenções.

Depois da publicação do Decreto Real no Boletim Oficial do Estado espanhol o novo presidente do Governo terá de tomar posse numa cerimónia em que irá prestar juramento para o cargo, que se deve realizar na segunda-feira, embora ainda não haja confirmação oficial.

Mariano Rajoy já revelou no sábado, poucos minutos depois de os deputados terem votado a sua recondução no lugar, que vai anunciar na próxima quinta-feira a composição do novo executivo, que por sua vez deverá tomar posse na sexta-feira numa cerimónia também presidida pelo rei.

Tusk quer estabilidade e coesão

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, felicitou Mariano Rajoy pela sua investidura como chefe do Governo espanhol, a quem pediu “estabilidade política e coesão social” para o mandato.

“Confio que nos próximos anos e sob a sua liderança Espanha tenha estabilidade política e coesão social necessárias para responder aos desafios atuais”, disse Tusk numa carta enviada a Rajoy.

Na missiva, Tusk insiste na necessidade de “consolidar a recuperação económica da Europa, implementar uma solução duradoura e definitiva para a crise migratória, e com respostas adequadas às crises geopolíticas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mariano Rajoy deve tomar posse na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião