Catarina Martins: “Para Centeno brilhar os serviços públicos não podem ficar às escuras”

  • Lusa
  • 5 Abril 2018

"Consolidar à velocidade que está a ser feito, sem ter resolvido o problema da dívida pública, está a significar uma contração da despesa em setores fundamentais", critica a bloquista Catarina Martins

A dirigente do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, defendeu hoje, em entrevista ao Público e Rádio Renascença, que “para Centeno brilhar, os serviços públicos não podem ficar às escuras”.

Para a líder bloquista, em causa está a gestão do défice orçamental e da dívida pública. Como disse na entrevista aos jornalistas David Dinis e Eunice Lourenço, “O problema é quais são os caminhos que utilizamos para consolidar orçamentalmente o país. (…) Consolidar à velocidade que está a ser feito, sem ter resolvido o problema da dívida pública, está a significar uma contração da despesa em setores fundamentais (…)”.

Desta forma, apontou: “O Governo devia rever as suas metas de investimento na saúde e educação, como noutros serviços públicos. O PIB (produto interno bruto) está a crescer e o nosso investimento em setores essenciais é cada vez mais baixo. E é preciso ter cuidado, porque nós não podemos deixar que para Mário Centeno possa brilhar os serviços públicos fiquem às escuras”.

Catarina abordou na entrevista outros pontos, como a integração dos precários, defendendo a responsabilização das chefias que a estejam a minar, discordou da ideia de fazer depender os investimentos públicos de uma aprovação por dois terços dos deputados, porque “é dar poder de veto ao PSD”, criticou a falta de avanços na contratação coletiva e reafirmou que a sua “posição de princípio é que quem tem 60 anos e 40 de carreira contributiva não deve ter o corte do fator de sustentabilidade na sua pensão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins: “Para Centeno brilhar os serviços públicos não podem ficar às escuras”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião