5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 2 Maio 2018

Dos preços das casas à dívida pública, passando pelos CTT, IGCP e Comissão Europeia. Saiba o que vai marcar esta quarta-feira.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) avança novos dados relativos aos preços da habitação a nível local e o Banco de Portugal divulga informação sobre dívida pública. Mas o dia também vai ser marcado pela apresentação de resultados dos CTT. Saiba o que vai ser destaque esta quarta-feira.

Como evoluem os preços das casas?

O INE revela esta quarta-feira as estatísticas de preços da habitação a nível local, referentes aos últimos três meses do ano passado. No terceiro trimestre de 2017 (últimos 12 meses) o valor mediano dos preços dos alojamentos familiares vendidos no país atingiu 912 euros por metro quadrado, mais 1,8% face ao segundo trimestre. O Instituto Nacional de Estatística (INE) também divulga dados da procura turística dos residentes referentes ao quarto trimestre de 2017.

Como evolui a dívida pública?

O Banco de Portugal divulga a nota de informação estatística sobre dívida pública. Em fevereiro, a dívida pública registou o maior aumento em quase um ano. O endividamento do Estado e das administrações públicas engordou 2,4 mil milhões de euros para um total de 246 mil milhões, revelava o Banco de Portugal no início do mês. O banco central avança ainda outros dados, nomeadamente as estatísticas de empréstimos concedidos pelo setor financeiro.

CTT apresentam resultados dos primeiros três meses

No ano passado, os lucros dos CTT caíram 56,1%, para 27,3 milhões de euros. Francisco de Lacerda reconheceu que o tráfego do correio caiu mais do que o esperado, recuando 5,6%. Numa altura em que as atenções estão centradas em torno do futuro dos CTT, os números da atividade relativos ao primeiro trimestre, que são conhecidos esta quarta-feira, poderão dar uma ideia de como está a ser levado a cabo o plano de reestruturação da instituição.

IGCP no Parlamento

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai estar presente na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. A audição ocorre na semana seguinte ao comunicado da Moody’s, em que a agência indica que a banca nacional ainda “fraca” e a dívida elevada do país continuam a limitar a subida do rating atribuído à República.

Comissão Europeia apresenta perspetivas financeiras

A Comissão Europeia apresenta a proposta para garantir financiamento do próximo quadro plurianual 2021/27 após o Brexit. De acordo com um draft da proposta, noticiado pelo Financial Times, Bruxelas pretende desviar dezenas de milhares de milhões de euros de fundos estruturais da Europa Central e de Leste para os países mais duramente afetados pela crise financeira, o que pode beneficiar economias como Espanha e Grécia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião