CaixaBank já tem mais de 90% do BPI. Quer tirar banco da bolsa

O CaixaBank comprou ao grupo Allianz ações representativas de 8,425% do BPI. Com esta operação passa a deter 92,935% do capital do banco. Banco espanhol quer agora retirar o BPI da bolsa.

O CaixaBank comprou ao grupo Allianz ações representativas de 8,425% do BPI, passando a deter 92,935% do capital do banco, informou o banco espanhol ao mercado. Com esta posição o CaixaBank já tem o capital necessário para retirar o banco português da bolsa. É precisamente isso que vai pedir.

“O CaixaBank informa que acordou adquirir de sociedades do grupo Allianz ações representativas de 8,425% do capital social do Banco BPI”, começa por dizer o banco espanhol em comunicado enviado à CMVM, acrescentando que “em virtude desta aquisição, o CaixaBank passa a deter 92,935% do capital social do Banco BPI”.

O banco dá conta que o preço total desta aquisição ascendeu a perto de 180 milhões de euros (177.979.336,50 euros), o que corresponde a 1,45 euros por cada ação. Ou seja, o um prémio de 22,67% face à atual cotação que se encontra nos 1,182 euros.

Com este reforço de posição no BPI, o banco espanhol ultrapassa a fasquia dos 90% de capital. Esta posição já lhe permite convocar uma assembleia geral extraordinária do BPI e conseguir aprovar a retirada do banco da bolsa nacional.

Este é precisamente o passo seguinte que o CaixaBank pretende dar. “É intenção do CaixaBank requerer, nas próximas semanas, ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Banco BPI uma reunião para aprovar a perda de qualidade de sociedade aberta do Banco BPI, nos termos e para os efeitos do artigo 27.º, n.º 1, b) do Código dos Valores Mobiliários”, refere o comunicado divulgado este domingo.

Caso a assembleia geral do Banco BPI e a CMVM aprovem a perda de qualidade de sociedade aberta, o CaixaBank informa que pretende adquirir todas as ações que ainda não detém, pagando para tal também 1,45 euros por título. “Assim que o Banco BPI deixe de ser uma sociedade aberta após a aprovação da CMVM, o CaixaBank pretende proceder à aquisição potestativa das restantes ações ao mesmo preço de 1,45 euros por ação, nos termos do artigo 490.º do Código das Sociedades Comerciais”, acrescenta ainda o grupo bancário espanhol.

O CaixaBank diz ainda que o investimento que fará para a aquisição dessas restantes ações do BPI que ainda não detém será de 149,3 milhões de euros, realçando que a contrapartida oferecida representa “um prémio de 22,16% relativamente ao preço médio ponderado dos últimos seis meses.”

Foi em janeiro de 2017 que o CaixaBank lançou uma OPA sobre o BPI, tendo ficado com 84,52% do capital do banco português. Na altura ofereceu um preço unitário de 1,134 euros, abaixo daquele que se dispõem agora a pagar para ficar com as ações que ainda não detém.

Após a concretização do negócio, o BPI foi excluído do PSI 20, em fevereiro do ano passado, sendo que o mercado já antecipava que mais cedo ou mais tarde, o banco acabasse por sair definitivamente do mercado português. Tal parece estar agora para breve.

(Notícia atualizada às 18h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CaixaBank já tem mais de 90% do BPI. Quer tirar banco da bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião