Revista de imprensa internacional

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Maio 2018

Vodafone anda às compras e a Telefónica foi multada por práticas lesivas da concorrência. Líder norte-coreano faz visita secreta à China e mercado da arte bate novos recordes.

As empresas de telecomunicações estão nas bocas do mundo. A Vodafone compra à concorrente Liberty Global as unidade na Alemanha e Europa de leste por 18,4 mil milhões de euros. Já a espanhola Telefónica foi multada pelo regulador em 8,5 milhões de euros por práticas desleais de mercado. O líder da Coreia do Norte viajou uma segunda vez para a China e primeira sessão do leilão da coleção de arte Rockefeller rendeu 541 milhões de euros.

Bloomberg

Vodafone compra concorrente por 18,4 mil milhões de euros

A operadora britânica Vodafone vai pagar 18,4 mil milhões de euros pelas unidades alemãs e da Europa de leste da Liberty Global, ameaçando assim a liderança da Deutsche Telekom nessas regiões. No pacote segue a Unitymedia, a segunda maior operadora de cabo na Alemanha, bem como a UPC que opera na República Checa, Hungria e Roménia. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/ conteúdo em inglês).

El País

Telefónica multada em 8,5 milhões por práticas lesivas da concorrência

O regulador dos mercados espanhóis (a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia, CNMC) multou a Telefónica com 8,5 milhões de euros por “incumprimento das obrigações regulatórias que tem estabelecidas nos mercados grossistas de banda larga e de linhas concessionadas”, segundo avançou a própria CNMC num comunicado de imprensa. A empresa levou a cabo “práticas lesivas da concorrência”, como reduções de preço contrárias à regulação do setor, apesar de serem expressamente proibidas dada a posição e o peso que a empresa tem no mercado”. Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol)

Quartz

Kim Jong-un viajou em segredo à China para conhecer Xi Jinping

O líder da Coreia do Norte viajou uma segunda vez para a China, esta em segredo, para se encontrar com o homólogo chinês. As duas viagens foram feitas em menos de dois meses, o que mostra que o relacionamento dos dois países comunistas, que até então era turbulenta, poderá estar a ficar mais calam. As fotografias do encontro mostram Kim Jong-un e Xi Jinping a esboçarem sorrisos e até a passearem junto à beira-mar. Leia a notícia completa na Quartz (acesso livre/conteúdo em inglês).

The New York Times

Empresas ligadas a oligarcas russos fizeram vários pagamentos ao advogado de Trump

Michael Cohen, advogado do Presidente norte-americano, terá usado uma das suas empresas, a Essential Consultants, para receber dinheiro de empresas ligadas a oligarcas russos, nomeadamente Viktor Vekselberg. As transferências atingem os 4,4 milhões de dólares, com o jornal norte-americano a afirmar que este valor pode ser mais elevado. Cohen terá também usado esta empresa pagar o silêncio de uma estrela de filmes para adultos que se terá envolvido sexualmente com o então empresário. Leia a notícia completa no The New York Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Financial Times

Coleção de arte Rockefeller bate recorde

A Christie’s fixou um novo recorde no mercado de arte para uma coleção privada, ao vender várias obras de mestres impressionistas e de Arte Moderna por 646 milhões de dólares (543,44 milhões de euros) na primeira noite de três durante as quais vão ser vendidas as obras de Peggy e David Rockefeller. O recorde anterior pertencia a um leilão da Christie’s da coleção de Yves Saint Laurent e do seu parceiro Pierre Bergé, em 2009, que atingiu os 484 milhões de dólares (407,16 milhões de euros). No leilão de terça-feira foi marcado por obras do período rosa de Picasso — nomeadamente o quadro “Fillette à la corbeille fleurie” vendido por 115 milhões de dólares (96,74 milhões de euros) — assim como de Matisse e Monet. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/ conteúdo em inglês)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião