Fatura da água vai mudar para 440 mil clientes. Objetivo é poupar no consumo

  • ECO
  • 9 Maio 2018

Em vez de metros cúbicos, fatura vai indicar litros consumidos. Mudança avança até ao final do ano nas faturas dos clientes da EPAL e da Águas do Norte.

A fatura da EPAL e da Águas do Norte, que chega a 440 mil clientes, vai mudar até ao final do ano. O objetivo é ajudar a poupar no consumo, escreve o Expresso esta quarta-feira.

De acordo com um estudo da holding Águas de Portugal, apresentado na terça-feira, há uma “dissonância” entre a consciência da necessidade de preservar água e os comportamentos quotidianos dos portugueses. E deste inquérito saiu ainda uma recomendação que surpreendeu o ministro do Ambiente. “É o ovo de Colombo”, afirmou João Matos Fernandes.

“Em vez de a fatura dizer que uma pessoa gasta cinco metros cúbicos de água por mês, deve dizer que gasta cinco mil litros, o que torna a informação muito mais evidente e direta para o consumidor”, afirmou o governante ao Expresso. João Matos Fernandes acredita que esta leitura dá uma noção mais clara das poupanças efetivas que venham a ser feitas.

A alteração avança “até ao fim do ano” nas faturas da EPAL, que abastece 350 mil clientes no concelho de Lisboa, e Águas do Norte, que distribui água em baixa por 90 mil clientes de oito municípios do Noroeste. A mudança também “vai ser sugerida” a outros sistemas de abastecimento, mas não forçada, porque não dependem totalmente da Águas de Portugal.

Já a partir de junho avança uma campanha de sensibilização para a poupança da água, com exemplos concretos, como o facto de serem necessários 14 litros para lavar os dentes com água a correr ou 500 litros para lavar o carro com uma mangueira (quando com um balde e uma esponja bastariam 50 litros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura da água vai mudar para 440 mil clientes. Objetivo é poupar no consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião