Santa Casa decidiu “fazer um compasso de espera” na entrada no capital do Montepio

Edmundo Martinho afirma que "a decisão do Parlamento pode vir a influenciar a decisão do Governo" quanto à entrada no capital do Montepio, mas por enquanto vai aguardar.

Edmundo Martinho afirmou esta sexta-feira que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai aguardar pela decisão de Governo para decidir se entra, ou não, no Montepio. “Entendemos que a decisão do Parlamento pode vir a ter influência na decisão do Governo“, disse, acrescentando ainda que não sabe se virá a ser administrador do Montepio.

Foi aprovada, recentemente, no Parlamento, uma recomendação ao Governo, e aprovada por unanimidade, que não é muito frequente”, comentou, referindo às recomendações do PSD e do CDS-PP que foram aprovadas pelo Parlamento, para que o Governo impeça a entrada da Santa Casa da Misericórdia no capital do Montepio e ainda outra do Bloco de Esquerda que pede a regulação dos investimentos daquela instituição. “Quanto a esta decisão do Parlamento, do nosso ponto de vista, é uma ideia que nos parece muito razoável e positiva em termos futuros“, disse.

“Do nosso ponto de vista, estão reunidas as condições para que possamos tranquilamente aguardar pela definição — se for esse o entendimento do Governo — daqueles que serão os caminhos de investimento da Santa Casa”, começou por dizer o administrador da instituição. Edmundo Martinho adiantou ainda que “a decisão foi fazer um compasso de espera e só depois tomar uma decisão”.

Durante a apresentação das contas referentes ao ano passado, Edmundo Martinho entende esta atitude como “uma regra de prudência“, de forma a “acautelar o que pode vir a acontecer no futuro”.

Edmundo Martinho acrescentou ainda que, através de vários contactos que a instituição tem mantido, “há centenas de entidades de cariz social que mantêm a intenção de, em conjunto, afirmar o interesse no projeto e, eventualmente, participar de forma simbólica no capital da Caixa Económica Montepio Geral”.

Desta forma, a SCML continua a considerar que este projeto faz sentido: “Essa convicção mantém-se, nesta altura num quadro diferente”.

“Não sou administrador e não sei se virei a ser”

Questionado pelos jornalistas, Edmundo Martinho confirmou que a Santa Casa propôs o nome de um dos atuais administradores não executivos da Caixa Económica Montepio Geral, no entanto, não mostra certezas quanto à possibilidade de vir a integrar o conselho de administração dessa instituição financeira.

Cabe à Associação Mutualista decidir. A equipa dirigente está praticamente concluída. Caberá à Associação Mutualista decidir de que forma é que propõe a composição completa e global”, respondeu, acrescentando: “Não sou administrador e não sei e virei a ser“.

(Notícia atualizada às 13h27 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santa Casa decidiu “fazer um compasso de espera” na entrada no capital do Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião