Apesar dos alertas, crédito ao consumo não pára de aumentar. Foram 1,8 mil milhões até março

Os bancos e as financeiras concederam perto de 1,8 mil milhões de euros em crédito ao consumo nos primeiros três meses do ano. Trata-se do valor mais elevado desde pelo menos 2012.

Apesar dos alertas, o crédito ao consumo não para de aumentar. Os bancos e as financeiras concederam perto de 1,8 mil milhões de euros em crédito ao consumo nos primeiros três meses do ano. Trata-se do valor mais elevado desde pelo menos 2012.

Dados divulgados pelo Banco de Portugal, nesta terça-feira, mostram que os bancos e as instituições de crédito disponibilizaram 1.799 milhões de euros em crédito ao consumo nos primeiros três meses do ano. Em termos homólogos, este montante é o mais elevado do histórico disponibilizado pela entidade liderada por Carlos Costa que remonta ao início de 2012.

Crédito ao consumo acelera

Fonte: Banco de Portugal

O montante concedido nos primeiros três meses deste ano corresponde a um aumento de 15,51% face aos 1.557 milhões de euros disponibilizados no mesmo período do ano passado. O ritmo de crescimento foi também mais acelerado face aos 12,37% que se tinha verificado nos três primeiros meses de 2017.

A concessão de crédito ao consumo demonstra assim ter acelerado apesar dos alertas que têm surgido por parte das autoridades competentes em relação aos elevados níveis de concessão e aos riscos que tal podem acarretar para os bancos mas também para as famílias. Os alertas começaram a surgir no final do ano passado e têm vindo a ser reiterados.

A subida da concessão do crédito em geral, e para em consumo em concreto, tem acompanhado a melhoria do cenário económico e das perspetivas das famílias que se sentem mais aptas a assumir compromissos financeiros com créditos.

Automóvel no motor do crescimento da concessão

O aumento da concessão tem sido transversal às diferentes finalidades de crédito ao consumo. Mas são sobretudo os empréstimos para a compra de carro e a categoria de outros créditos pessoais — onde se incluem créditos sem fim específico (compra de férias ou eletrodomésticos) ou para o lar –que mais têm puxado pelos níveis de concessão.

No que respeita ao crédito automóvel, nos primeiros três meses deste ano foram disponibilizados 717 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 18% face ao verificado no mesmo período do ano passado. Já no que respeita aos outros créditos pessoais, até março foram concedidos 789 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 17% quando comparado com o período homólogo.

No que respeita à utilização de cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, o aumento foi de 5,51%, para um total de 276 milhões de euros disponibilizados nos primeiros três meses deste ano. Por sua vez, o crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos registou o maior acréscimo dos níveis de concessão: 30%. Mas de salientar que esta classe também apresenta níveis de concessão bastante inferiores às restantes. Nos primeiros três meses de 2018, os bancos e as financeiras disponibilizaram 15,8 milhões de euros em empréstimos com esse fim.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apesar dos alertas, crédito ao consumo não pára de aumentar. Foram 1,8 mil milhões até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião