Hoje nas notícias: Alojamento, futebol e Feira Popular

  • ECO
  • 17 Maio 2018

O Executivo recorreu a um fundo para financiar a criação de alojamentos com rendas acessíveis para estudantes, enquanto o Fisco vai alertar empresas em risco. Esta e outras notícias estão em destaque.

As medidas adotadas, e por adotar, do Governo marcam as notícias desta quinta-feira. O Executivo vai usar um fundo para alojar dezenas de milhares de alunos, isto enquanto as alterações à chamada lei das claques, considerada “ineficaz” há um ano, ainda não foram feitas. Nas empresas, o Governo quer avançar com um novo mecanismo que servirá de alerta para possíveis riscos e, assim, evitar insolvências. Já a Câmara de Lisboa revelou a Operação Integrada de Entrecampos, o projeto para o terreno da Feira Popular que vai receber escritórios e habitação.

Governo usa fundo para alojar dezenas de milhares de alunos

O Executivo recorreu ao Fundiestamo — a a empresa instrumental do grupo Parpública para a gestão de fundos imobiliários — para financiar a criação de alojamentos com rendas acessíveis para dezenas de milhares de estudantes do ensino superior. A medida, que tem como objetivo criar 50 mil alojamentos, está prevista no Plano Nacional de Alojamento Académico apresentado esta quinta-feira pelas secretárias de Estado do Ensino Superior e da Habitação. Leia a notícia no Diário de Notícias.

Governo promete há mais de um ano medidas que nunca saíram da gaveta

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, considerou em abril do ano passado que a lei das claques era “ineficaz”. E garantiu que o Governo estava a “finalizar” uma nova proposta de lei, mas esta proposta nunca apareceu. Agora, com os últimos acontecimentos no Sporting, o Executivo quer acelerar a legislação. Leia a notícia no Público (acesso condicionado).

Terrenos da Feira Popular vão receber escritórios e casas

O terreno da Feira Popular, em Entrecampos, vai receber torres de escritórios e habitação, em regime de venda livre por privados. No local haverá ainda um jardim. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, apresentou ontem à tarde a Operação Integrada de Entrecampos, projeto que qualificou como uma “das maiores operações urbanísticas que a cidade de Lisboa conheceu nas últimas décadas”. Leia a notícia no Diário de Notícias.

Governo avança com novo mecanismo de alerta precoce para empresas

Os titulares dos órgãos de administração das empresas não financeiras que tenham sede em Portugal vão passar a receber informação sobre a saúde financeira das respetivas sociedades. O objetivo é que isto funcione como um alerta preventivo sempre que haja sinais de risco, adotando medidas a tempo de evitar situações de insolvência. Os sinais de alerta vão ser dados pela Autoridade Tributária. Leia a notícia no Jornal de Negócios (acesso pago)

“O lugar do PS não é capitanear frentismos de esquerda”

O Governo funcionou, mas porque “em tudo o que é essencial o PCP e até o Bloco de Esquerda não são tidos em consideração”. Em 2019 não tem que ser assim, diz Sérgio Sousa Pinto. O deputado socialista nota que “a ala esquerda do PS tanto bate palmas a um acordo com a esquerda, como a acordos com a direita”. E diz que bastou Rui Rio para “a coreografia do frentismo rachar por todo o lado”. Leia a notícia na Rádio Renascença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Alojamento, futebol e Feira Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião