Órgãos sociais pressionam Bruno de Carvalho a demitir-se

  • Lusa e ECO
  • 17 Maio 2018

A Mesa da Assembleia-Geral do Sporting demitiu-se em bloco e o presidente quer a demissão de todos os órgãos sociais. O Conselho Fiscal seguiu-se.

A Mesa da Assembleia-Geral do Sporting demitiu-se em bloco, confirmou à Lusa o seu presidente, Jaime Marta Soares. Os cinco membros do Conselho Fiscal também se demitiram, confirmou já o Expresso e a agência Lusa.

À TSF, Marta Soares pediu ainda a demissão de todos os órgãos sociais do clube, afirmando que está a tratar de todas as diligências necessárias para que se avance para uma destituição em massa e avançar assim para eleições.

“Nenhum dos órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal tem o direito de se querer manter no exercício das suas funções, pondo e causando graves prejuízos ao Sporting nessa atitude”, afirmou Jaime Marta Soares.

Já o Conselho Fiscal e Disciplinar tomou a mesma decisão e reiterou a mensagem: “Tendo em conta os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, que são e sempre foram a nossa maior preocupação, apelamos a que o presidente e os restantes membros do Conselho Diretivo apresentem a sua renúncia ao cargo de forma a permitir a marcação imediata de eleições”, indicam os cinco membros, em comunicado.

Depois de terem chegado à conclusão que o Conselho “não tem competências estatutárias” para retirar o clube da “situação insustentável em que o mesmo se encontra”, Nuno Silvério Marques e os restantes quatro membros decidiram apresentar a demissão.

Entretanto, de acordo com a RTP 3, o Conselho Diretivo do clube verde e branco decidiu renuir-se de urgência.

Mesa avança com processo disciplinar contra o presidente

Ainda antes de pedirem demissão, os membros da Mesa da Assembleia Geral do clube votaram e aprovaram a moção de uma processo disciplinar contra o presidente Bruno de Carvalho. Como avança a SIC Notícias, o processo tem como objetivo forçar a demissão do presidente. O canal diz ainda que alguns elementos da direção já pediram a sua demissão e que outros vão ainda demitir-se esta quinta-feira.

Na terça-feira, cerca de 50 pessoas, de cara tapada, alegadamente adeptos ‘leoninos’, invadiram a Academia de Alcochete e agrediram vários jogadores e membros da equipa técnica. A GNR deteve 23 suspeitos, apreendeu cinco viaturas ligeiras, vários artigos relacionados com os crimes e recolheu depoimentos de 36 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, funcionários e vigilantes ao serviço do clube.

O Ministério Público disse na quarta-feira que os detidos pelas agressões a futebolistas do Sporting são suspeitos de práticas que podem configurar crimes de sequestro, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada e terrorismo, entre outros.

Treino do Sporting no Jamor cancelado

Entretanto, na tarde desta quinta-feira ficou-se a saber que a equipa do Sporting não vai realizar o treino que estava agendado para sexta-feira no Estádio Nacional, tendo em vista a preparação da final da Taça de Portugal, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Numa curta nota, o organismo máximo do futebol português informa apenas “que o Sporting não irá realizar a sessão de treino prevista para o Estádio Nacional, no Jamor”, e relembra que o outro finalista, o Desportivo das Aves, “vai treinar no sábado, às 11:00”.

O Sporting não fez nenhum treino de preparação para a final da Taça, agendada para as 17:15 de domingo, depois da invasão de terça-feira à Academia do clube, em Alcochete, levada a cabo por um grupo de cerca de 50 alegados adeptos encapuzados, que agrediram técnicos e jogadores.

Bas Dost, apesar de “chocado”, “orgulhoso da equipa”

O avançado holandês do Sporting Bas Dost mostrou-se hoje “orgulhoso da equipa”, agradecendo o apoio dos “verdadeiros adeptos” do clube, no seguimento dos incidentes ocorridos terça-feira na Academia de Alcochete.

Apesar de reconhecer que ainda está “chocado” com o ato de violência contra a equipa levado a cabo por cerca de 50 alegados adeptos do clube, Bas Dost mostrou-se “feliz pela reação dos verdadeiros adeptos”.

“Isso significa muito para mim! Além disso, estou orgulhoso da forma como a minha equipa lidou com esta situação difícil. Isso mostra a força do nosso grupo. Estou tão orgulhoso desta equipa. Vamos ultrapassar isto juntos!”, pode ler-se no comunicado publicado na sua página do Facebook, em português e em inglês.

Bas Dost foi um dos vários jogadores agredidos na Academia do Sporting, em Alcochete, na terça-feira, tendo ficado com ferimentos na cabeça e nas pernas.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Órgãos sociais pressionam Bruno de Carvalho a demitir-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião