Washington suspende temporariamente tarifas sobre importações chinesas

  • Lusa
  • 20 Maio 2018

Agora que a China se comprometeu a aumentar significativamente as importações vindas dos EUA, Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, anunciou que as tarifas aduaneiras vão ser suspensas.

O secretário americano do Tesouro, Steven Mnuchin, anunciou hoje a suspensão temporária das tarifas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio provenientes da China, confirmando a existência de um “consenso” entre as partes envolvidas. “Acordámos suspender as tarifas até executarmos um novo quadro”, assegurou Steven Mnuchin, em declarações à cadeia de televisão Fox News.

A mesma informação também já foi confirmada pelo vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, que disse à agência Xinhua que os dois Governos acordaram “não se envolver numa guerra comercial”.

No entanto, a decisão implica que Pequim se comprometa a aumentar significativamente a compra de produtos norte-americanos, tendo, por isso, Mnuchin ressalvado que, se a China não mantiver o seu compromisso, o Presidente dos Estados Unidos “poderá restabelecer as tarifas”.

Já no dia 25 de abril a Casa Branca havia anunciado que iria enviar à China uma delegação ministerial, chefiada por Steven Mnuchin, para “chegar a um acordo no comércio”.

“Penso que temos uma possibilidade muito grande de chegar a acordo”, disse, na altura, o presidente norte-americano, Donald Trump.

O governo norte-americano impôs tarifas aduaneiras suplementares sobre as importações de aço e alumínio provenientes da China, entre outras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Washington suspende temporariamente tarifas sobre importações chinesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião