Já há mais de cinco milhões de clientes no mercado livre de eletricidade

Segundo a ERSE, a EDP Comercial continua a ser o fornecedor da maioria dos clientes do mercado livre de eletricidade, mas voltou a perder quota. Endesa e Iberdrola crescem.

O número de clientes no mercado liberalizado de energia não para de aumentar. Na distribuição de eletricidade foi ultrapassada pela primeira vez a fasquia dos cinco milhões de clientes, segundo dados da ERSE. A EDP Comercial lidera, mas está a perder quota, nomeadamente para a Endesa que tem os preços mais baratos.

De acordo com o regulador do setor energético nacional, em março, o número de clientes que estavam no mercado liberalizado de eletricidade atingiu um total de 5.003.968. Em termos líquidos, são mais 16.685 clientes face ao registado no mês de fevereiro. O número de clientes no mercado livre cresceu 0,3% em março face a fevereiro, o que representa uma ligeira aceleração face ao registado no mês anterior.

Novo recorde no mercado livre de eletricidade

De salientar que essa aceleração no número de clientes, surge apesar de desde o início deste ano ser possível aos clientes que estão no mercado livre de eletricidade poderem regressar ao mercado regulado.

Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial continua a ser o principal operador no mercado livre, tanto em número de clientes como em consumos. A empresa liderada por António Mexia, detinha em março 83% dos clientes deste segmento, com cerca de 42% dos fornecimentos.

Contudo, a elétrica liderada por António Mexia voltou a perder quota para a concorrência no mês de março. Mais em concreto para a Endesa e a Iberdrola. Face a fevereiro, a quota de mercado da EDP Comercial diminuiu 0,3 pontos percentuais em termos do número de clientes. Já as da Endesa e da Iberdrola aumentaram em 0,2 pontos percentuais, para 4,9% e 3,3%, respetivamente.

Endesa e Iberdrola ganham quota

De salientar que, de acordo com dados da própria Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a Endesa é o fornecedor que disponibiliza a fatura de eletricidade mais barata aos seus clientes.

No mercado liberalizado de gás, os cálculos da ERSE apontam para existissem 1.158 mil clientes no final de março. Este número representa um aumento de 5,6%, em termos homólogos, e de 0,4% face ao mês anterior.

Em número de clientes por distribuidoras, a Lisboagás e a Portgás são responsáveis pela distribuição de gás natural a um maior número de clientes, representando cerca de 37% e 24%, respetivamente, do número de clientes no final de março de 2018 (excluindo a rede operada pela REN).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há mais de cinco milhões de clientes no mercado livre de eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião